Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 18 de abril de 2015

Estamos Todos Bem

Stanno Tutti Bene *
(1990) 122 min (14 anos)

Itália - O funcionário do registro civil Matteo Scuro amava tanto o mundo da ópera que batizou seus filhos com nomes de personagens de obras famosas. Já crescidos, e tendo deixado para trás a bela ilha, o modesto siciliano se orgulha da vida bem-sucedida de Alvaro, Tosca, Norma, Guglielmo e Canio. Uma vez ao ano, eles saem de diversas cidades da Itália para celebrar juntos o aniversário do pai. Mas, nesse ano, todos cancelaram a visita. 

Matteo não se deixa abalar pela decepção. Animado pela ideia de viajar, arruma algumas roupas numa valise, ajeita figurinhas de açúcar numa pequena caixa e pega o trem. Durante o trajeto, mostra aos desinteressados companheiros de cabine uma foto antiga de toda família, fantasiada como atores da ópera. E diverte-se ao pensar na surpresa que fará aos filhos que moram em Napoli, Roma, Firenze, Milano e Torino. 

Mas surpreso fica Scuro, que não imagina, ou quer imaginar, a realidade da situação de cada um de seus descendentes. Para manter o pai feliz, sua prole oculta-lhe todas as decepções e dificuldades que enfrenta. Há terror pior para os pais do que perder, ou ver sofrer os filhos? A imagem da capa do DVD ilustra, num cenário de Salvador Dali, um pesadelo de Scuro, que temia as coisas ruins que pudessem acontecer aos seus pequenos. "Nós os imaginamos adultos na infância e os vemos pequenos quando são adultos". 

Numa bela cena do filme, Matteo é deixado aos cuidados do neto adolescente. O rapaz leva o avô até a varanda do apartamento, onde uma multidão de vagalumes cintila sobre a cidade ao anoitecer. Algumas cenas depois, Scuro diz ao neto para aceitar a gravidez da namorada, que os adultos se afligem, mas tudo se ajeita. E para lembrar de criar o bebê para ser uma pessoa comum, sem a obrigação de tornar-se alguém importante. Concordo com Matteo Scuro - há grandeza no serviço e em todo trabalho bem-feito. Necessário é que todo tipo de trabalho seja remunerado de forma justa. 

Entre os destaques desta primeira versão de "Estamos Todos Bem", recordo o calor humano de Marcello Mastroianni, a elegância de Michèlle Morgan e o rosto expressivo do ator-mirim Salvatore Cascio, o menino de "Cinema Paradiso", que interpreta Alvaro na infância. 

Curiosidade:
* Ennio Morricone faz uma breve participação como maestro do Teatro alla Scala di Milano.

* O diretor Giuseppe Tornatore aparece em algumas cenas, por exemplo, como fotógrafo em Roma e como o funcionário do teatro que conduz Matteo à platéia, durante o ensaio de Guglielmo em Milão.

Diretor: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Massimo De Rita, Tonino Guerra, Giuseppe Tornatore
Musica: Ennio Morricone
Fotografia: Blasco Giurato
Design de Produção: Andrea Crisanti
Elenco: Marcello Mastroianni, Michèlle Morgan, Valeria Cavalli, Marino Cenna, Norma Martelli, Roberto Nobile, Salvatore Cascio
Distribuidora: Versátil Home Video

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner