Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 26 de julho de 2014

Lunchbox

Dabba * *
The Lunchbox 
(2013) 104 min (12 anos)

India - Saajan é um solitário contador viúvo, prestes a se aposentar. A bela Ila é mãe de uma menina e uma esposa negligenciada, que tenta chamar a atenção do marido caprichando no preparo das refeições. No apartamento de cima habita uma senhora que Ila chama de tia. A boa mulher nunca sai de casa, pois cuida do marido inválido, que passa os dias olhando para o ventilador de teto. Pela janela da cozinha, a experiente senhora grita conselhos para a jovem esposa e desce especiarias numa cestinha. 

Ila vai experimentando, mudando os temperos, tentando novas receitas, sem nenhum reconhecimento por parte do marido. Até que um dia, o eficiente serviço de entregas troca as marmitas e a comida cheirosa e bem temperada chega à mesa de Saajan. Pela primeira vez, as tigelinhas de alumínio da quentinha voltam vazias, para alegria de Ila e sua tia. No segundo dia, o contador acrescenta um bilhete, o que dá início a uma correspondência diária que ilumina a vida dos dois. Às vezes o trem errado nos conduz à parada certa.

Que história delicada e bem contada! "Lunchbox" é um filme para ser degustado com atenção, sem pressa. Assim como evolui a comida de Ila, assistimos Saajan abrir-se para as pessoas. O homem seco, que jamais cometeu um erro no trabalho, mas não sabia viver, começa a interagir com o colega de escritorio, as crianças da vizinhança, reconhecendo aqueles que fazem parte de seu cotidiano, mas ele antes rejeitava. Uma comida saborosa tem o poder de transformar as pessoas, já nos havia ensinado "A Festa de Babette"! Preferia uma cena final mais explícita, mas nada que não possa completar com uma pitada de imaginação. O ótimo elenco atua com naturalidade e tem como protagonista Irrfan Khan, que já encontramos em "As Aventuras de Pi" e "Quem quer Ser um Milionário?".

Curiosidades:
* O Mumbai Dabbawallahs é um serviço que recolhe comida quente nas casas dos trabalhadores no final da manhã e entrega no local de trabalho, utilizando vários meios de transporte, especialmente bicicleta e trem. À tarde devolvem as embalagens nas residências.

* Em 2007, o roteirista e diretor Ritesh Batra começou uma pesquisa para um documentário sobre o Dabbawallahs. Depois de passar uma semana com os entregadores, Batra soube de muitas historias pessoais interessantes, que eles ouviam enquanto esperavam do lado de fora dos apartamentos. Daí lhe veio a ideia para fazer um filme de ficção, em vez de um documentário.

* Alguns dos "dabbawallas" que o diretor conheceu fazem ponta no filme como entregadores. Eles receberam marmitas reais para entregar, enquanto eram filmados por uma pequena equipe, que registrou o processo num estilo de documentário.

Diretor: Ritesh Batra
Roteiro: Ritesh Batra
Musica: Max Richter
Fotografia: Michael Simmonds
Designer de Produção: Shruti Gupte
Elenco: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui, Lillete Dubey, Bharati Achrekar (a voz da tia)
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner