Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pedalando com Molière

Alceste à Bicyclette
(2013) 106 min (12 anos)

França - Gauthier Valance está no auge de sua carreira, sendo reconhecido em toda parte como o charmoso médico de uma série de televisão. Famoso, rico e entediado, Valance tem a ideia de produzir a peça "O Misantropo", de Molière. Como parceiro ideal, lembra-se do grande Serge Tanneur, que lhe deu bons conselhos no início de sua carreira. Mas Serge desiludiu-se com o meio teatral, do qual critica a hipocrisia, aposentou-se e passou a viver na ensolarada Île de Ré. Gauthier pensa convencê-lo a abandonar a vida reclusa, lhe oferecendo uma novidade: os dois se alternariam no papel de Alceste, o personagem principal, e seu amigo Philinte.

Serge recusa, depois reconsidera e propõe uma condição: um ensaio conjunto de cinco dias, após o qual decidirá se aceita ou não a proposta. Os dois conversam, ensaiam, discutem, andam de bicicleta à beira-mar, visitam casas à venda com um corretor imobiliário, conhecem uma bela italiana de gênio instável e uma atriz de filme pornô. Gauthier Valance está animado e avisa sua assistente em Paris para ir tocando o projeto, mas o futuro pode ser inquietante.

Foram as locações e o trabalho dos diretores de arte o que mais me interessou em "Pedalando com Molière". Os atores são ótimos, mas os ensaios da peça ultrapassaram meu limite de atenção. Contudo, mesmo depois de passados alguns dias, o filme não me saía da cabeça, sobretudo os ambientes aconchegantes, a casa com fachada de pedra e a pintura azul das paredes já envelhecida, uma sala cheia de quadros e livros, iluminada por delicado abajur. Fiquei sonhando com uma casinha à beira-mar e meditando no final inesperado.

Diretor: Philippe Le Guay
Roteiro: Fabrice Luchini, Philippe Le Guay
Musica: Jorge Arriagada
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Designer de Produção: Françoise Dupertuis
Diretores de Arte: Lionel Mathis, Etienne Rohde
Elenco: Fabrice Luchini, Lambert Wilson, Maya Sansa, Camille Japy, Ged Marlon, Stéphan Wojtowicz
Distribuidora: Imagem Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner