Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 31 de março de 2013

A Origem dos Guardiões

Rise of the Guardians * *
(2012) 97 min (LIVRE)

Eu nasci com isso, com olhos que veem encanto em tudo. Olhos que veem luzes nas árvores e magia no ar. 
Esse encanto é minha contribuição para o mundo. É o que eu protejo nas crianças, o que me torna um Guardião. É a minha essência.

Quando Breu, o malvado bicho-papão, ameaça dominar o mundo e destruir os sonhos infantis, o espírito da Lua escolhe Jack Frost como novo Guardião para ajudar os outros quatro que já existem: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman - aquele que leva um sono reparador para as crianças. Breu quer transformar sonhos em pesadelos e encher os pequeninos de medo, por isso os Guardiões devem manter a alegria das crianças e sua confiança no futuro. 

Mas Jack Frost ainda não acredita em si mesmo. Ele traz as geadas, colorindo de branco a terra e promovendo brincadeiras na neve. Quando não está se divertindo, fica perturbado por não ser reconhecido pelas crianças. Ninguém acredita nele. Qual seu propósito, qual seu passado? Jack não se lembra, por isso não consegue assumir seu posto de Guardião. Cabe ao Papai Noel orientá-lo na busca de sua essência, para que viva sua vocação e participe na grande batalha entre o Medo e a Esperança.

Não é que eu gostei de mais um desenho animado? Meu personagem favorito foi ... Breu, provavelmente pelo talento de Jude Law na dublagem do bicho-papão, assustador, solitário e incompreendido. Não sei o resultado da dublagem brasileira, não testei.

Há ótimas cenas e diálogos na Origem dos Guardiões, um filme para toda família assistir junto, seja Páscoa, Natal, qualquer dia. Lembrei do tempo em que brincava de Fada dos Dentes com meus filhos pequenos e trocava seus dentes de leite por moedas, deixadas debaixo do travesseiro à noite. Encher de encanto a vida das crianças é uma tarefa de qualquer adulto, somos todos Guardiões de seus sonhos e esperanças. 
Breu

Diretor: Peter Ramsey
Roteiro: David Lindsay-Abaire, baseado no livro de William Joyce
Musica: Alexandre Desplat
Elenco: Chris Pine (Jack Frost), Alec Baldwin (North, o Papai Noel), Jude Law (Breu), Hugh Jackman (Coelho), Isla Fisher (Fada dos Dentes), Dakota Goyo (Jamie)
Distribuidora: Dreamworks

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

sexta-feira, 29 de março de 2013

The Passion of The Christ

A Paixão de Cristo * * *
(2004) 120 min (14 anos)

Após a estréia na Quarta-Feira de Cinzas de 2004, A Paixão de Cristo comoveu o público e chegou à marca de 125,2 milhões de dólares até o fim-de-semana. Foi o filme de financiamento independente de maior lucro da história, e o maior filme em língua estrangeira de todos os tempos. (Screen International, 2005) Mel Gibson foi amplamente recompensado pelo desafio de usar o próprio dinheiro na iniciativa de filmar as últimas horas de Jesus na Terra. O diretor investiu 25 milhões de dólares para financiar o projeto e iniciar a produção na Italia. (TV Guide, 2004)

O ator Jim Caviezel não imaginou como seria difícil calçar as sandálias de Jesus. Carregou uma cruz que pesava 75 kg (metade do peso da cruz original), deslocou um ombro, sofreu hipotermia e uma infecção no pulmão, foi flagelado e atingido por um raio. Para completar, o papel de sua vida marcou-o para sempre. Superá-lo é difícil, talvez impossível.

La Deposizione di Cristo
A fotografia de Caleb Deschanel inspirou-se nas pinturas de Michelangelo Merisi, também chamado Caravaggio, nome de sua aldeia natal. As imagens da Paixão de Cristo possuem a beleza e a dramaticidade do claro-escuro do artista italiano, que usava "a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o mitológico 'ministério de Jesus', que teria acontecido entre pescadores, camponeses e prostitutas". (wikipedia) 

É na Pinacoteca Vaticana que se encontra uma das obras mais impressionantes de Caravaggio, e minha favorita: La Deposizione di Cristo. Hoje, Sexta-Feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, é um dia especialmente propício para meditar e contemplar toda beleza e o amor contidos nos planos de Deus para nós.

Para a cena em que Maria recebe o corpo do filho morto e dirige o olhar para nós, através da câmera, o diretor Mel Gibson inspirou-se na Pietà de William-Adolphe Bouguereau, pintor acadêmico francês que viveu entre 1825 e 1905.


terça-feira, 26 de março de 2013

Amor

Amour * *
(2012) 127 min (14 anos)

França - Os bombeiros de Paris forçam a entrada no amplo apartamento dos músicos aposentados, Georges e Anne Laurent. No quarto do casal, encontram o corpo sem vida da mulher repousando sobre a cama, cercado de flores já murchas. Não há sinal do marido. 

A história retrocede ao momento em que os idosos assistem ao concerto de piano de um antigo aluno de Anne. Os Laurent estão sentados no meio da quarta fileira, mais à esquerda da tela. No dia seguinte, enquanto conversam no café da manhã, a ex-professora de música sofre um acidente vascular cerebral. Com seu lado direito paralisado, passa a depender da ajuda do marido para tudo. Um segundo derrame inviabiliza suas chances de recuperação. Tendo prometido não internar a esposa, e evitando a interferência de Eva, sua única filha, Georges fica sobrecarregado pelos cuidados com a mulher, cujas condições se deterioram mais e mais.

"Amor" é um filme magistralmente conduzido por Michael Haneke e interpretado com brilho por Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva. Impressiona, é inesquecível, mas me deixou aquela sensação árida dos romances não policiais de G. Simenon, "les romans durs". À medida em que a doença progredia, o marido ia se isolando do resto do mundo, a comunicação escasseava e a música, que antes enchia o ambiente, foi sendo substituída pelo lamento de Anne: "dói! dói!". A ação se limita ao que acontece no apartamento.  Às vezes queria ter seguido Georges quando saía para fazer compras, dar uma olhada na praça, mas o diretor não deixa, nos confina ao perímetro do imóvel, já com um ar gasto, as paredes envelhecidas. E Georges não puxa conversa com ninguém, mostra sentir-se pouco à vontade no convívio com as poucas pessoas que ainda vê. Prefere a companhia do pombo que um dia entra pela janela.

O casal não vive essa fase dificílima cercado pelo amor de uma família que compartilhe os bons e maus momentos, pois eles mantem a filha adulta à distância, evitando que testemunhe a decadência da mãe. Georges nega as próprias limitações e apega-se ao desejo da mulher de não ser levada a um hospital ou clínica. Não poderia procurar outra enfermeira, ou mesmo internar a esposa e fazer visitas diárias, permitindo que filha, genro e netos se juntassem a eles? Mas aí não seria a história de Georges e Anne Laurent. Um final triste para uma vida de companheirismo - o verdadeiro amor deveria gerar bons frutos. A obra de Michael Haneke ganhou a Palma de Ouro em Cannes, o BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira em 2013, entre muitos outros prêmios.

Curiosidade:
Michael, Emmanuelle e Trintignant
* O papel de Georges foi escrito especialmente para Jean-Louis Trintignant. (wikipedia)

* O roteiro baseou-se numa situação semelhante acontecida na família do diretor: uma tia que sofreu uma doença degenerativa. Michael Haneke se interessou pela dificuldade de lidar com o sofrimento de alguém que se ama. O blog do "Village Voice" traz uma entrevista com o diretor austríaco.

Diretor: Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke
Musicas de Franz Schubert, Beethoven e Johann Sebastian Bach, interpretadas por Alexandre Tharaud
Fotografia: Darius Khondji
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud, William Shimell, Rita Blanco, Ramón Agirre
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

sábado, 23 de março de 2013

Tomboy

Tomboy *
(2011) 79 min (10 anos)

França - Um menino bonito ou uma menina linda que se veste como garoto? A criança da capa tem 10 anos e é uma atriz talentosa que se chama Zoé Héran. Sua personagem no filme Tomboy, Laure, usa roupas masculinas, joga futebol e se apresenta como Mickäel para as crianças do novo bairro do subúrbio, para onde a família se mudou recentemente. Laure vive com pais carinhosos, que aceitam seu modo de ser e têm uma outra filha menor, Jeanne, que é a essência da feminilidade infantil, por sua aparência, gestos e personalidade meiga. A mãe está grávida e Laure/Mickäel conta "segredos" ao bebê, cuida da irmã pequena e brinca com ela de bom grado. Nesta família feliz, as pessoas são delicadas umas com as outras, amam-se de verdade. Como aprendeu com os pais,  Jeanne aceita Laure como ela é, não questiona ou se envergonha dela, sente-se cúmplice; até gosta de ter um "irmão mais velho" que a proteja de outras crianças. Mas o que os pais não toleram é a mentira, e a mãe deixará isso claro para suas filhas.

O que leva uma pessoa a adotar uma aparência andrógena ou identificar-se com o sexo oposto? Genética, experiências de vida? O poder do ambiente é sempre forte. O fato é que a ciência ainda não consegue responder com certeza a essas questões, mas a civilidade e o bom senso nos dizem para tratar com gentileza e compaixão quem sofre de disforia de gênero, ou qualquer outra condição que se desvie do normal. De que adianta proibir um menino de usar vestido ou maquiar-se, se o desejo permanece? Na vida real da classe média brasileira, Laure teria passado um bom tempo no consultório de um terapeuta, trabalhando sua identidade de gênero, mas, ao final, a decisão seria só dela sobre quem deseja ser - contrariar essa vontade é uma violência inaudita. Atualmente, professores universitários esclarecidos perguntam aos alunos de aparência andrógena por qual nome gostariam de ser chamados.

Tomboy conta uma história delicada, afetuosa, curtinha - apenas um breve olhar sobre a vida dos personagens - onde as crianças brilham num desempenho sincero. Na cena inicial do filme Polissia, aparece uma menina de cabelos encaracolados, interpretada por Malonn Lévana. É a encantadora Jeanne. A produção de Tomboy encontrou Zoé Héran logo no primeiro dia de seleção do elenco. Foi uma escolha feliz, pois sobre a naturalidade das duas meninas repousa o sucesso do filme, que foi premiado nos Festivais de Berlim e Buenos Aires, entre outros. As locações aconteceram na cidade de Seine-et-Marne.

Diretora: Céline Sciamma
Roteiro: Céline Sciamma
Musica: Jean-Baptiste de Laubier
Fotografia: Crystel Fournier
Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson, Sophie Cattani, Mathieu Demy, Christel Baras
Distribuidora: Europa Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

segunda-feira, 18 de março de 2013

Tudo O Que Desejamos

Toutes Nos Envies
(2011) 120 min (12 anos)

França -A jovem juíza Claire Conti é encarregada de julgar os processos de dívida no tribunal de Lyon. Seu marido Christophe cozinha, planta temperos na horta e cuida do casal de filhos, enquanto aguarda a posição de chef em um bom restaurante.  Claire surpreende-se ao ver, como ré num dos seus processos, a mãe da melhor amiga de sua filhinha. Céline deve mais de 18 mil euros a uma empresa de crédito e não tem como pagar. 

A juíza busca na lei alguma proteção para casos de dívida como o de Céline, já que sentiu na pele as consequências de viver com uma mãe em constantes dificuldades para quitar dívidas impagáveis. A urgência de resolver o problema aumenta quando Claire descobre que está com um tumor no cérebro - ela quer aproveitar seu tempo para deixar uma contribuição que melhore a vida dos pobres. Quem vem auxiliá-la nesta iniciativa é Stephane, experiente juiz que treina um time de rúgbi nas horas vagas.

Como é possível que pessoas sejam levadas a assinar contratos em que começam pagando 3 % de juros e, após o terceiro mês, se comprometem a pagar mais de 20%? Se houvesse transparência na redação desses documentos, talvez não se arriscassem tanto, embora haja compradores compulsivos e irresponsáveis de todas as idades, como parecia ser o caso da mãe de Claire. Mas a sociedade age de forma sinistra ao incentivar o consumo além do razoável e permitir que instituições registradas cobrem taxas de juros dignas do agiota Shylock, do Mercador de Veneza. O lucro razoável é bom e necessário, até para garantir a saúde de empresas que dão emprego a tantos trabalhadores. Mas disfarçar as condições do contrato de empréstimo, exorbitar na cobrança de juros extorsivos, jogando cidadãos bem-intencionados na lista de maus-pagadores, deveria ser crime, em qualquer parte do mundo.

Curiosidade:
Juiz Etienne Rigal
* O personagem de Stephane foi inspirado no juiz Etienne Rigal

* O escritor Emmanuel Carrère teve a perna amputada aos 18 anos, em consequência de um câncer

Diretor: Philippe Lioret
Roteiro: Philippe Lioret, Emmanuel Courcol, baseado no livro D'autres vies que la mienne, de Emmanuel Carrère
Musica: Flemming Nordkrog
Fotografia: Gilles Henry
Elenco: Vincent Lindon, Marie Gillain, Amandine Dewasmes, Yannick Renier, Pascale Arbillot, Laure Duthilleul
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

quinta-feira, 14 de março de 2013

E... Que Deus Nos Ajude

Salvation Boulevard
(2011) 96 min (14 anos)

EUA - Enquanto discutiam a ideia para um novo livro, o pastor Dan Day atira acidentalmente na cabeça do pensador ateu Paul Blaylock. Dan arruma a cena para que pareça suicídio, temendo as repercussões na sua reputação e no futuro da Igreja do Terceiro Milênio. O único empecilho para o sucesso do seu plano é o ex-roqueiro convertido, e atual membro da sua igreja, Carl Vanderveer. Carl testemunhou o ato e passa a ser perseguido por Jerry Hobson, cameraman do egocêntrico pastor Day. Só mesmo a proteção divina para salvar o afável ex-roqueiro de todos os fanáticos que cruzam seu caminho.

E... Que Deus Nos Ajude é uma sátira religiosa, agradável e movimentada, que conta com o reforço da presença simpática de Greg Kinnear, como o ex-fã dos Deadheads. Um divertimento leve sem maiores consequências, que, curiosamente, caiu nas graças de dois membros do staff do imdb, que lhe atribuíram a nota 7,8. Os votos de duzentas e trinta e sete mulheres foram mais severos e conferiram ao filme a média 4,7.

Diretor: George Ratliff
Roteiro: Douglas Stone & George Ratliff
Musica: George S. Clinton
Fotografia: Tim Orr
Elenco: Greg Kinnear, Pierce Brosnan, Jennifer Connelly, Ed Harris, Marisa Tomei
Distribuidora: Focus Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

domingo, 10 de março de 2013

007 - Operação Skyfall

Skyfall * * *
(2012) 145 min (16 anos)
Órfãos são sempre os melhores recrutas

Em Istambul, James Bond persegue o ladrão de um HD que contem a lista de agentes da OTAN infiltrados em todas as organizações terroristas do mundo. Com a ajuda de Evie e a supervisão de funcionários do serviço de espionagem M16, James corre atrás do Audi preto do criminoso, perambula de moto pelos telhados do Grande Bazar e continua a caçada até o teto de um vagão de trem. Depois de muitos saltos e socos, o esforçado agente britânico despenca nas águas do rio. M prepara seu obituário, informando que o comandante Bond desapareceu e pode ter morrido na Turquia. As terras de sua família, a propriedade Skyfall na Escócia, são vendidas.

Enquanto isso, em Londres, a competência de M é questionada por Gareth Mallory, novo presidente do Comitê de Inteligência e Segurança. A situação não melhora depois que um ataque à bomba destrói o escritório da agência. O inimigo não é mais um país adversário, mas indivíduos que se movem nas sombras e, com grande poder e inteligência, tramam a destruição do serviço secreto inglês e sua principal responsável.

007 na National Gallery
Sob a direção de Sam Mendes, 007 voltou a sua melhor forma. Skyfall provoca o mesmo entusiasmo da época em que o agente britânico chegou às telas e era vivido por Sean Connery. Daniel Craig torna o personagem bastante humano. Numa de minhas cenas favoritas, ele encontra o novo Q na National Gallery. Nada como um bom roteiro e direção para valorizar o trabalho esplêndido do elenco, realçado pela fotografia de Roger Deakins. Até o modesto Tanner, secretário de M, é expressivo na sua discrição e sobriedade. Albert Finney interpreta Kincade, o zelador de Skyfall. Judi Dench está uma verdadeira Dama de Ferro como a impassível chefe do M16. Para completar o rol de excelências, a canção de Adele é linda. Venceu o Oscar de Melhor Música em 2013. Skyfall é para ver e rever - diversão levada a sério. Para pesquisar preço do DVD, veja aqui.

Diretor: Sam Mendes
Roteiro: Neal Purvis, Robert Wade, John Logan, baseado nos personagens criados por Ian Fleming
Musica: Thomas Newman
Elenco: Daniel Craig, Judi Dench, Ralph Fiennes, Naomie Harris, Bérénice Marlohe, Rory Kinnear, Albert Finney, Ben Whishaw, Ola Rapace
Distribuidora: Columbia Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer

Curiosidades:
Tanner e M
* A produção de Skyfall foi interrompida durante quase 9 meses devido à falência e atraso na venda da MGM. Daniel Craig estava ansioso para voltar à ação e ficou preocupado com a demora pois, já com 43 anos, temia estar ficando velho para corresponder às exigências físicas extremas do papel de James Bond.

* M defende seu departamento e a ação dos agentes 00 com versos do poeta Alfred Lord Tennyson, em "Ulisses":

We are not now that strength which in old days moved earth and heaven, that which we are, we are. One equal temper of heroic hearts, made weak by time and fate, but strong in will. To strive, to seek, to find, and not to yeld.

Ainda que perdida aquela força dos dias de outrora, que movia céus e terra, somos o que somos. Uma coragem única nos corações heroicos, enfraquecidos pelo tempo e pelo destino, mas fortes na disposição. Para lutar, buscar, encontrar, e jamais se render.

* Letra de Skyfall (escrita por Adele e Paul Epworth, interpretada por Adele)

Skyfall
This is the end
Kincade
Hold your breath and count to ten
Feel the Earth move and then
Hear my heart burst again
For this is the end
I've drowned and dreamt this moment
So overdue, I owe them
Swept away, I'm stolen

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together
Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all together
At skyfall
At skyfall

Skyfall is where we start
A thousand miles and poles apart
Where worlds collide and days are dark
You may have my number
You can take my name
But you'll never have my heart

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together
Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all together
At skyfall

At skyfall
When it crumbles
We will stand tall
At skyfall
When it crumbles
We will stand tall

Where you go, I go
What you see, I see
I know I'd never be me
Without the security
Of your loving arms
Keeping me from harm
Put your hand in my hand
And we'll stand

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together

Let the sky fall
When it crumbles
We will stand tall
And face it all
Together
At skyfall

Let the sky fall
We will stand tall

At skyfall

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Homem da Máfia

Killing Them Softly * 
(2012) 97 min (16 anos)

EUA - Uma ventania levanta plásticos e papéis rasgados, um homem caminha lentamente em direção ao final de um túnel escuro. Enquanto isso, o candidato democrata Barack Obama dirige-se aos eleitores americanos: "A promessa americana está viva... É esta promessa que sempre distinguiu esse país. Ela diz que cada um de nós tem a liberdade de decidir o destino de nossas vidas."

Jackie Coogan é o investigador contratado para descobrir os responsáveis pelo assalto a um jogo de pôquer organizado pela máfia e para eliminar os culpados. Os três ladrões pensavam escapar, incriminando o encarregado da casa de jogo, mas não contavam com a astúcia de Coogan.

Talvez Jackie quisesse matar suas vítimas de forma rápida e indolor, como sugere o título do filme em inglês, mas a quantidade de cenas violentas em O Homem da Máfia torna o filme um pouco indigesto para espectadores sensíveis. Mais detalhes na crítica do blog Cultura Intratecal.

Diretor: Andrew Dominik (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford)
Roteiro: Andrew Dominik, baseado no livro de George V. Higgins, Cogan's Trade
Fotografia: Greig Fraiser
Elenco: Brad Pitt, Richard Jenkins, James Gandolfini, Ray Liotta, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, Sam Shepard
Distribuidora: Swen Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

TED

TED
(2012) 106 min (16 anos)

EUA - É Natal e o pequeno John tem apenas um pedido a fazer ao Papai Noel: que seu ursinho de pelúcia, Ted, ganhe vida. O garoto fica surpreso ao perceber que seu pedido foi atendido e logo eles se tornam grandes amigos. John e Ted crescem juntos e o urso de pelúcia se torna bastante mal humorado com a idade. Já adulto, John precisa decidir entre manter a amizade de infância ou o namoro com Lori Collins. (Adoro Cinema)

O irreverente ursinho TED é incrivelmente desbocado e viciado em drogas lícitas e ilícitas. Este NÃO é um filme para crianças, ou mesmo adultos que sejam sensíveis ao tema "sexo e drogas". Há algumas situações divertidas, mas, por banalizar o assunto das drogas, creio que deveria ser impróprio para menores de 18 anos.

Diretor: Seth MacFarlane
Roteiro: Seth MacFarlane & Alec Sulkin & Wellesley Wild
Musica: Walter Murphy
Fotografia: Michael Barrett
Elenco: Mark Wahlberg, Mila Kunis, Seth MacFarlane (voz), Giovanni Ribisi
Distribuidora: Universal Pictures

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Looper Assassinos do Futuro

Looper *
(2012) 119 min (16 anos)

EUA - Kansas City, 2074. Viagens no tempo são uma realidade, mas estão disponíveis apenas no mercado negro. Seu principal cliente é a máfia, que costuma enviar ao passado pessoas que deseja ver eliminadas, já que é bastante complicado se livrar dos corpos no futuro. Os responsáveis por estes assassinatos são os loopers, pagos pela organização da qual Joseph Simmons faz parte. Um dia, ao realizar mais um serviço corriqueiro, Joe descobre que seu alvo é a versão mais velha de si mesmo, trazida em viagem no tempo por ter se tornado uma séria ameaça à máfia no futuro. (Adoro Cinema)

Filme ágil, bem feito, divertido, uma ótima história. Se desejar ler uma boa crítica sobre Looper, veja o blog Cinema e Argumento.

Diretor: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Musica: Nathan Johnson
Fotografia: Steve Yedlin
Elenco: Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt, Emily Blunt, Paul Dano, Jeff Daniels, Piper Perabo
Distribuidora: Paris Filmes




*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Até que a Sorte nos Separe

Até que a Sorte nos Separe
(2012) 102 min (12 anos)

Brasil - Tino é um pai de família comum que vê sua vida virar de ponta a cabeça após ganhar 100 milhões de reais na loteria. Levando uma vida de ostentação ao lado da mulher Jane, ele gasta todo o dinheiro em 15 anos. Ao se ver quebrado, Tino aceita a ajuda do vizinho Amauri, um consultor de finanças super burocrático e que por sinal vive seu próprio drama ao enfrentar uma crise no casamento com Laura. Tentando evitar que Jane descubra a nova situação financeira, afinal ela está grávida do terceiro filho e não pode passar por fortes emoções, Tino se envolve em várias confusões para fingir que tudo continua bem. Para isso, conta com ajuda do melhor amigo, Adelson e dos filhos. (Adoro Cinema)

Mesmo acompanhando minha mãe doente, consegui ver uns filminhos nos primeiros meses deste ano. Bendito DVD portátil!  Mas não consegui colocá-los todos no blog. Agora que minha simpática progenitora está de volta ao lar, faço um breve registro do que foi visto no período, junto às sinopses do site Adorocinema.

Diretor: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino, Angélica Lopes, baseado no livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", de Gustavo Cerbasi
Fotografia: Juarez Pavelak
Elenco: Leandro Hassum, Danielle Winits, Kiko Mascarenhas, Rita Elmor
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

domingo, 3 de março de 2013

Moonrise Kingdom

Moonrise Kingdom * *
(2012) 94 min (12 anos)

EUA - Ambientado numa ilha da costa da Nova Inglaterra, no verão de 1965, Moonrise Kingdon conta a aventura de dois jovens apaixonados de 12 anos que fazem um pacto secreto e fogem juntos para o campo. 

Suzy Bishop prefere ver o mundo através das lentes de um binóculo, ama os discos da cantora francesa Françoise Hardy e as histórias que falam de terras mágicas. Na sua mala de viagem há seis livros tomados da biblioteca local e um toca-discos que ela pegou emprestado do irmão. Seus pais são uns advogados excêntricos que têm três filhos mais novos e conversam pouco entre si. Já Sam Shakusky é órfão, escoteiro e não tem amigos. Os dois adolescentes solitários entenderam-se desde o primeiro olhar. Depois que sua fuga é descoberta, o destino do jovem casal passa a ser perseguido pelo xerife local, pelo líder dos escoteiros, pelos Bishops e por uma decidida assistente social ruiva. 

Antes que uma violenta tempestade se aproxime da ilha de New Penzance, Sam e Suzy chegam a uma enseada paradisíaca, posteriormente batizada por eles de Moonrise Kingdom. Enquanto se entretém com música, histórias fantásticas e banhos de mar, nem desconfiam dos perigos que os ameaçam. Entre eles, um tratamento com choques elétricos para o jovem escoteiro - ideia sinistra da insensível assistente social.

O que chama imediatamente a atenção em Moonrise Kingdom são os cenários alegres e detalhados, além das músicas de Benjamin Britten. É um filme atraente e divertido para toda família, reunindo direção ágil, elenco impecável, num ambiente tão bonito e caprichado que só me faz pensar nele como "Magic Kingdom".

Curiosidade: (imdb)
* Embora Moonrise Kingdom tenha sido parcialmente gravado em Prudence Island (Rhode Island), o mapa da ilha de New Penzance inspirou-se na ilha Fisher, Nova Iorque.

* No filme, Laura Bishop grita com vários membros da família através de um megafone. A ideia nasceu de uma lembrança da infância do co-roteirista Roman Coppola. Sua mãe, Eleanor Coppola, usava um megafone da mesma maneira.

* Depois que as filmagens foram concluídas, Kara Hayward manteve o gatinho que era propriedade de sua personagem Suzy, e Jared Gilman ficou com a mochila de seu personagem Sam Shakusky.

Diretor: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e Roman Coppola
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Robert D. Yeoman
Elenco: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jared Gilman, Kara Hayward, Jason Schwartzman, Bob Balaban
Distribuidora: Universal

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner