Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 23 de novembro de 2013

Liv & Ingmar - Uma História de Amor

LIV OG INGMAR *
Liv & Ingmar *
(2012) 83 min (10 anos)

"Tenho sempre que falar do Ingmar? - eu contei isso a ele no telefone - "Eu adoro, me orgulho, mas sempre me perguntam: Como foi seu trabalho com Ingmar?" E ele disse: "Isso tem a ver com você. Porque, quer saber, Liv? Você é o meu Stradivarius." 
"-Foi o maior elogio que já recebi. Já imaginou ser o Stradivarius de alguém? Principalmente Ingmar?"

Suécia - Liv e Ingmar encontraram-se em 1964 para as filmagens de "Persona". Ela tinha 25 e ele 46, ambos eram casados com outras pessoas, mas logo se estabeleceu entre eles uma intensa familiaridade, mesclada com admiração. Tiveram uma filha e moraram juntos por cinco anos na ilha Faro, onde o diretor construiu seu refúgio. Fizeram doze filmes, dois dos quais escritos por Ingmar e dirigidos por Liv, a única mulher que dirigiu um roteiro de Ingmar Bergman para o cinema.

O documentário começa numa iluminada manhã na costa da Noruega e voa para a ilha de Bergman, onde Liv fala sobre o início de uma paixão e sua metamorfose numa amizade profunda e permanente. O diretor-roteirista alinhavou a entrevista com Liv Ullman a passagens de "Mutações" - sua autobiografia - com trechos de cartas de Bergman para Liv, e uma passagem de "Lanterna Mágica", autobiografia de Ingmar. Enfeitou o roteiro com trechos de filmes do mestre sueco, paisagens da ilha Faro e imagens de arquivo, tudo iluminado pelo sorriso, pelas lágrimas e pelos límpidos olhos azuis de Liv, uma senhora serena que soube envelhecer. 

"Liv & Ingmar" é um vislumbre da intimidade dos dois artistas. Numa de suas ternas lembranças, a atriz conta que, logo que começou o relacionamento com Ingmar, conversou com o marido. Mas, quando ficou grávida, o que achou mais difícil foi contar à sogra. Essa amorosa senhora tinha quatro filhos e gostava de Liv como de uma filha. Eis sua resposta numa carta para a nora: "- Quando se casou com meu filho, ganhei uma filha. Ela vai ter um bebê. Mal posso esperar." É confortador quando nossos erros podem dar lugar a coisas boas pela ação generosa dos outros. Para quem aprecia a obra de Liv e Ingmar, um programa imperdível. O filme foi indicado para o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Filme de Chicago. Quem mora em Laranjeiras, RJ, pode alugar o DVD na Point Video (Rua General Glicério 445, loja B - tel: 2205-8935). A locadora entrega os filmes em casa.
Liv Ullman (pipoca moderna)

Diretor: Dheeraj Akolkar
Roteiro: Dheeraj Akolkar
Musica: Stefan Nilsson
Fotografia: Hallvard Bræin
Montagem: Tushar Ghogale
Distribuidora: H2O Distribuidora de filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Márcio disse...

Preciso ver este filme.

Stella disse...

Márcio, se ainda não viu, aproveita para assistir também "A Ilha de Bergman": http://bystarfilmes.blogspot.com.br/2010/05/ilha-de-bergman.html
Um abraço,
Stella

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner