Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 5 de outubro de 2013

Reality - A Grande Ilusão

Reality * *
(2012) 116 min (Livre)

Italia - Luciano é o dono de uma peixaria de Nápoles que gosta de divertir os amigos, criando personagens engraçados em reuniões familiares. Para complementar sua renda, organiza uns trambiques com a esposa Maria. O casal gosta de consumir. Quando a equipe da versão italiana do Big Brother seleciona candidatos para a próxima temporada, a filha de Luciano insiste para que o pai se apresente para o teste. O peixeiro acaba se empolgando com a possibilidade e sai entusiasmado da entrevista. Mas o tempo passa, nada acontece e Luciano insiste, assediando um dos apresentadores que o aconselha a "Nunca desistir!". 

O ingênuo napolitano começa a ver olheiros de "Il Grande Fratello" em toda parte; julga que o estão observando e avaliando suas ações. Seu trabalho começa a parecer indigno de um candidato ao famoso programa gravado na Cinecittà de Roma, e ele resolve vender a peixaria e largar os golpes. Aos poucos, aquele homem exuberante vai se tornando preocupado, auto-consciente, deixa de curtir a vida e os amigos, procurando atender ao que ele imagina sejam os padrões do Big Brother italiano. Quando Luciano começa a doar os móveis e objetos da casa aos mendigos da vizinhança, a mulher e os filhos o abandonam. Para tentar salvá-lo, seu amigo Michele leva-o à Igreja, onde o padre reflete sobre a diferença entre ser e parecer. O ex-peixeiro começa a ajudar nas atividades sociais da paróquia e a família se enche de esperança na sua recuperação. Mas aí Luciano vai a Roma com Michele, para uma apresentação da Via Sacra no Coliseu. Seu final é marcante e digno das obras de Fellini.

O "Reality" do diretor Matteo Garrone é um filme forte, porque nos recorda o quão pouco temos evoluído desde aqueles primeiros séculos, quando feras e homens eram levados ao palco do Coliseu para divertir a multidão. Pão e circo ainda são oferecidos para saciar a plebe pelo mundo a fora. A sociedade que acredita que viver bem é ser famoso, distrair-se para fugir dos problemas, adquirir os últimos modelos de tênis, tablet, carro ou celular, acaba perdendo a noção do que realmente importa e se tornando presa fácil de manipulação. Somos todos mais ou menos como o pobre Luciano! 

Curiosidade:
* Aniello Arena, o ator que interpreta Luciano, era membro da Camorra e foi descoberto pelo diretor Matteo Garrone numa apresentação teatral na prisão de Volterra, onde está preso por assassinato desde 1991. Aos 24 anos, Aniello matou três pessoas na Praça Crocelle, num subúrbio de Nápoles.

Diretor: Matteo Garrone
Roteiro: Matteo Garrone & Massimo Gaudioso
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Marco Onorato
Elenco: Aniello Arena, Loredana Simioli, Nando Paone, Giuseppina Cervizzi, Raffaele Ferrante
Distribuidora: Europa Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner