Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lincoln

Lincoln * *
(2012) 150 min (12 anos)

EUA - Em janeiro de 1865, o presidente Abraham Lincoln iniciou seu segundo mandato com imensa popularidade, apesar da Guerra Civil que já durava quatro anos. Lincoln apressa-se a fazer passar a 13ª emenda, que libertará definitivamente os escravos. O partido republicano é favorável à abolição e tem maioria no Congresso, mas não chega a alcançar o número de adesões suficientes para mudar a Constituição. 

Ocorre ao presidente usar de um subterfúgio para ganhar o apoio necessário de congressistas e eleitores: ele afirma que o fim da escravidão há de encerrar a guerra. Mas a notícia da chegada iminente de representantes dos estados do sul, com uma proposta de acordo de paz, torna mais urgente a votação, pois arruinará o argumento de Lincoln. Seus auxiliares oferecem empregos aos democratas escravagistas que não se reelegeram, em troca de apoio na votação da emenda. Uma estratégia pouco recomendável mas a qual muitos políticos de várias nacionalidades parecem sensíveis até os dias de hoje. 

Um dos méritos do filme de Spielberg é a autenticidade da produção, baseada em cartas e fotos da época. Mas o diretor parece ter priorizado de tal maneira o cuidado com a restauração fiel daquele período que deixou de lado a emoção. O diretor de arte de "Lincoln" reproduziu nos mínimos detalhes o gabinete do presidente; mandou fazer em estêncil um papel de parede idêntico. A figurinista Joanna Jonston copiou os vestidos da senhora Lincoln e o vestuário dos principais personagens. Joanna enviou ao Paquistão o pouco de renda que conseguira para que artesãos paquistaneses confeccionassem a metragem necessária para adornar um vestido da primeira-dama. Já Sally Fields colaborou engordando até chegar ao peso de Molly, como era chamada pelo marido. Nela e nos dois filhos concentra-se o que existe de emoção na história.

O conjunto da riqueza técnica, da maquiagem natural, aliados à atuação comedida e intensa de Daniel Day-Lewis, que se metamorfoseou no presidente americano, me levaram para dentro da tela, naqueles anos finais do século XIX. Mas, a partir do princípio de que muito se perde do que é dito ao público, em vez de ser mostrado, senti dificuldade em acompanhar os diálogos entre os políticos ou entre os colaboradores e Abraham Lincoln. Afinal quem sabe tais detalhes da história americana? Relevando esse desconforto importante, saí com a impressão de ter conhecido pessoalmente uma das mais notáveis figuras da história humana.

O filme se encerra com as palavras generosas do presidente, no discurso de 4 de março de 1865: "With malice toward none, with charity for all, with firmness in the right as God gives us to see the right, let us strive on to finish the work we are in, to bind up the nation's wounds, to care for him who shall have borne the battle and for his widow and his orphan, to do all which may achieve and cherish a just and lasting peace among ourselves and with all nations." (Sem malícia para com ninguém, com misericórdia para todos, com firmeza legítima, como Deus nos permitir vê-la, tratemos de esforçar-nos para concluir a tarefa de fechar as feridas da nação. De cuidar daquele que padeceu em batalhas, e de sua viúva, e de seu órfão, e de realizar tudo que possa trazer e acalentar uma paz justa e duradoura entre nós e com todas as nações.)

Diretor: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner, baseado em parte do livro de Doris Kearns Goodwin (“Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”)
Musica: John Williams
Fotografia: Janusz Kaminski (Cavalo de Guerra, Minority Report, A.I. Inteligência Artificial)
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Fields, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, Hal Holbrook, Tommy Lee Jones, James Spader, Gulliver McGrath, Gloria Reuben, Jeremy Strong
Distribuidora: Fox Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner