Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Tudo O Que Desejamos

Toutes Nos Envies
(2011) 120 min (12 anos)

França -A jovem juíza Claire Conti é encarregada de julgar os processos de dívida no tribunal de Lyon. Seu marido Christophe cozinha, planta temperos na horta e cuida do casal de filhos, enquanto aguarda a posição de chef em um bom restaurante.  Claire surpreende-se ao ver, como ré num dos seus processos, a mãe da melhor amiga de sua filhinha. Céline deve mais de 18 mil euros a uma empresa de crédito e não tem como pagar. 

A juíza busca na lei alguma proteção para casos de dívida como o de Céline, já que sentiu na pele as consequências de viver com uma mãe em constantes dificuldades para quitar dívidas impagáveis. A urgência de resolver o problema aumenta quando Claire descobre que está com um tumor no cérebro - ela quer aproveitar seu tempo para deixar uma contribuição que melhore a vida dos pobres. Quem vem auxiliá-la nesta iniciativa é Stephane, experiente juiz que treina um time de rúgbi nas horas vagas.

Como é possível que pessoas sejam levadas a assinar contratos em que começam pagando 3 % de juros e, após o terceiro mês, se comprometem a pagar mais de 20%? Se houvesse transparência na redação desses documentos, talvez não se arriscassem tanto, embora haja compradores compulsivos e irresponsáveis de todas as idades, como parecia ser o caso da mãe de Claire. Mas a sociedade age de forma sinistra ao incentivar o consumo além do razoável e permitir que instituições registradas cobrem taxas de juros dignas do agiota Shylock, do Mercador de Veneza. O lucro razoável é bom e necessário, até para garantir a saúde de empresas que dão emprego a tantos trabalhadores. Mas disfarçar as condições do contrato de empréstimo, exorbitar na cobrança de juros extorsivos, jogando cidadãos bem-intencionados na lista de maus-pagadores, deveria ser crime, em qualquer parte do mundo.

Curiosidade:
Juiz Etienne Rigal
* O personagem de Stephane foi inspirado no juiz Etienne Rigal

* O escritor Emmanuel Carrère teve a perna amputada aos 18 anos, em consequência de um câncer

Diretor: Philippe Lioret
Roteiro: Philippe Lioret, Emmanuel Courcol, baseado no livro D'autres vies que la mienne, de Emmanuel Carrère
Musica: Flemming Nordkrog
Fotografia: Gilles Henry
Elenco: Vincent Lindon, Marie Gillain, Amandine Dewasmes, Yannick Renier, Pascale Arbillot, Laure Duthilleul
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner