Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Eva - Um Novo Começo

Eva * *
(2011) 95 min (14 anos)
O que você vê quando fecha os olhos?

Espanha, 2041 - No topo das montanhas geladas de Santa Irene, um cordão com pingente está caído na neve. Ali perto, uma jovem mulher desesperada agarra-se à beira do abismo. Ela grita enquanto seu corpo despenca. Correndo entre os pinheiros altos, uma menina de casaco vermelho corre até o chalé de madeira e bate à porta. O homem que atende pergunta: - "Eva, o que você faz aqui? Onde está sua mãe?" E a menina desmaia.

O renomado engenheiro cibernético Alex Garel voltou à cidade com seu gato eletrônico Gris, a convite da faculdade de robótica. A responsável pelo departamento encarregou-o de criar o software de controle emocional de um androide menino, o SI-9. Nos 10 anos em que Garel se ausentou, seu irmão David ganhou dinheiro fabricando robôs utilíssimos e casou-se com Lena, antiga namorada de Alex e sua colega de profissão. David Garel e Lena Levy são os pais de Eva, uma guria de personalidade original, que parece perfeita como modelo para um robô criança, embora a mãe prefira que ela não participe desta experiência. Imediatamente se estabelece uma forte empatia entre Eva e Alex.

Não me lembrava de qualquer referência a esta Eva do diretor Kike Maíllo, mas decidi alugar o único exemplar da locadora assim que li a sinopse - amo as idéias e o ambiente dos filmes de ficção científica. E foi uma grata surpresa. Meus personagens favoritos foram o curioso gato cibernético e o robô SI-7, Max, o androide que fala 29 línguas, joga xadrez, é chefe de cozinha, mordomo, enfermeiro de idosos, instrutor de crianças, tem noções avançadas de bricolagem, é encanador, eletricista, e faz um ótimo café. Quem não quer um desses? 

Eva é um filme bem construído que merece ser visto, mesmo por quem não é fã do gênero Sci-Fi. Me interessou a cena em que Alex vai selecionando os elementos que formarão o caráter do andróide. Lembrei do psicanalista Pedro de Figueiredo Ferreira sugerindo que podemos desenvolver em nós aquelas virtudes que admiramos nos outros. E mais não digo para que você se surpreenda descobrindo esse "conto sobre o afeto e a emoção", (Screen Daily) a memória e a liberdade humana. O filme foi premiado em vários festivais de cinema espanhóis.

Diretor: Kike Maillo
Roteiro: Sergi Belbel, Cristina Clemente, Martí Roca, Aintza Serra
Musica: Evgueni Galperine, Sacha Galperine
Fotografia: Arnau Valls Colomer
Elenco: Daniel Brühl, Claudia Vega, Marta Etura, Lluis Homar, Alberto Ammann, Anne Canovas
Distribuidora: Paris Filmes

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner