Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Cisne

The Swan
(1956) 104 min (Livre)

Em 1910, num certo país da Europa Central, um cisne branco desliza pelo lago da imponente mansão onde moram a jovem princesa Alexandra, sua mãe viúva Beatrix, a tia Symphorosa, e dois irmãos ainda garotos, sempre acompanhados pelo professor Nicolas Agi, que também dá aula de esgrima para a obediente princesa. O castelo é emprestado, já que o falecido chefe da família foi destronado em sua terra e a maior ambição de Beatrix é ver a filha tornar-se rainha pelo casamento. Alexandra tem sido preparada para essa missão e, há dois anos, aguarda a visita de Albert, um primo distante que é o herdeiro do trono em seu país.

Mas, quando chega a tão sonhada oportunidade, o ilustre candidato comporta-se de maneira surpreendente. Dorme o dia inteiro, deixando a família faminta por esperá-lo em vão à hora das refeições, além de não demonstrar qualquer interesse pela bela Alexandra, preferindo caçar patos, jogar bola com os pequenos príncipes e até mesmo conversar com Nicolas. Atônita, Beatrix vale-se de um recurso desesperado: incentiva Alexandra a convidar o professor para o baile do castelo. Essa tentativa de provocar ciúmes no futuro rei tem efeitos extraordinários para a vida desta família.

Se o filme começa, e termina, com a imagem de um cisne branco deslizando sobre a superfície das águas, ele apenas representa Alexandra: linda e majestosa à distância, mas tímida no contato pessoal. Durante toda a história, a princesa usa roupas claras para combinar com essa imagem. A MGM programou o lançamento de O Cisne para 18 de abril de 1956, o mesmo dia em que Grace Kelly tornou-se a Princesa de Mônaco pelo casamento com o Príncipe Rainier. Um dos bônus deste filme é ter Agnes Moorehead como a rainha Maria Dominika e Estelle Winwood como a engraçada tia Symphorosa - as duas foram a mãe e a tia de Samantha Stephens no seriado A Feiticeira.
Agnes e Estelle (em A Feiticeira) 

Curiosidades:
* O enorme anel de diamante que Grace Kelly usa em O Cisne era verdadeiro, foi o presente de noivado do Príncipe Rainier III: um diamante de 12 quilates rodeado de rubis, que representam o branco e o vermelho das cores nacionais de Mônaco.

* O filme foi todo gravado em solo americano, na Carolina do Norte, na propriedade de George W. Vanderbilt em Ashville.

Diretor: Charles Vidor
Roteiro: John Dighton, baseado na peça "A hattyú" de Ferenc Molnar
Musica: Bronislau Kaper
Fotografia: Joseph Ruttenberg, Robert Surtees
Elenco: Grace Kelly, Alec Guinness, Louis Jourdan, Brian Aherne, Jessie Royce Landis, EstelleWinwood,  Agnes Moorehead, Leo G. Carroll, Robert Coote, Van Dyke Parks
Distribuidora: Versatil Home Video

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

2 comentários:

bruno knott disse...

Confesso que o filme não me interessou muito, mesmo com a presença da provável atriz mais bonita de todos os tempos! De qualquer forma, curioso saber que o filme estreou no mesmo dia que ela virou princesa de Mônaco.

Quem sabe um dia eu assisto...

Stella disse...

Realmente, Bruno, Grace Kelly foi uma das mais belas atrizes do cinema. E que classe! Gostei de ter visto e talvez assistisse de novo pelo ritmo agradável, qualidade do elenco e pelo final, que não vou dizer qual é, claro, mas me surpreendeu. Feliz Natal, Bruno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner