Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 23 de setembro de 2012

A Delicadeza do Amor

La Délicatesse *
(2011) 109 min (10 anos)

França - François e Nathalie se amam e só têm olhos um para o outro. Enamorados,  cúmplices, companheiros, estão juntos para sempre. Mas nosso tempo na Terra é fugaz e um acidente priva Nathalie do seu grande amor. Mergulhando no trabalho, a enlutada viúva resiste às investidas do chefe, bloqueia o interesse amoroso e é promovida pela dedicação à empresa sueca. Mas o fato de não procurar refazer sua vida amorosa preocupa a família e os amigos. 

Três anos mais tarde, inesperadamente, um impulso leva-a a beijar um colega que entra em sua sala para consultá-la sobre um projeto. Entre atônito e radiante, o beijo parece despertar o sueco Markus Lundl de um estado quase letárgico, como se antes fosse um "feio adormecido", completamente invisível para todos. Em encontros subsequentes, o funcionário tem a oportunidade de revelar um fino senso de humor, simplicidade e gentileza, qualidades que em muito superam sua aparência pouco atraente. Mas os amigos e colegas de trabalho de Nathalie permanecem cegos para as qualidades de Markus e não conseguem esconder o fato.

Quando Nathalie começa a se recuperar do prolongado luto, vai com a amiga Sophie a uma boate, ou discoteca. Ao vê-la se soltando, dançando sozinha no meio da pista lotada de gente, Sophie se comove e seus olhos se enchem de lágrimas. Esse interesse e cuidado com o outro está na essência da verdadeira amizade. No casamento, o verdadeiro Amor exclui automaticamente buscas e comparações, a pessoa escolhida torna-se depositária fiel de nossos afetos e confidências, nosso melhor amigo com um "algo a mais". Essa foi para mim a imagem mais importante de "A Delicadeza do Amor".

Os dois relacionamentos de Nathalie, embora  tão diferentes, tinham em comum a intimidade e exclusividade.  Markus não era bonito ou charmoso como François, mas seu temperamento equânime, respeitoso, alegre, discreto, tornaram-no confiável, outro atributo valioso na escala das virtudes desejáveis para a convivência. Até o chefe de Nathalie captou de imediato a impossibilidade de vencer tal combinação de qualidades. Nem todo mundo há de apreciar "A Delicadeza do Amor" (parece que Rubens Ewald Filho detestou), mas me atingiu em cheio.

Diretor: David e Stéphane Koenkinos
Roteiro: David Koenkinos, baseado em seu romance "La Délicatesse"
Musica: Emilie Simon
Fotografia: Rémy Chevrin
Elenco: Audrey Tautou, François Damiens, Bruno Todeschini, Mélanie Bernier, Joséphine de Meaux, Pio Marmaï, Monique Chaumette, Christopher Malavoy, Ariane Ascaride, Vittoria Scognamiglio, Olivier Cruveiller
Distribuidora: California Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner