Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jogos Vorazes

The Hunger Games *
(2012) 142 min (14 anos)

EUA - Há 74 anos os Jogos Vorazes são transmitidos ao vivo pela TV de Panem, nação constituída de uma capital rica (Capitol), rodeada de 12 distritos mais pobres. No começo de sua história, um 13º distrito rebelou-se contra o governo central e foi eliminado. Como castigo e lembrança desta revolta, a capital força as outras regiões do país a enviarem anualmente um rapaz e uma jovem entre 12 e 18 anos, escolhidos por sorteio, para lutarem até a morte de 23 combatentes. Só pode haver 1 vencedor. Os distritos mais ricos treinam seus adolescentes desde cedo e os melhores se apresentam aos 18, mas nunca houve voluntários nos locais mais pobres, até que Katniss Everdeen se oferece no lugar da irmã caçula. Junto a ela, como o "tributo" masculino do 12º distrito, é sorteado o simpático Peeta Mellark, filho único da padeira local.

Logo o casal descobre que é preciso agradar a audiência do programa para conseguir patrocinadores, que, em momentos vitais, podem enviar remédios, comida, e qualquer outra coisa necessária à sobrevivência dos competidores. Em casa, Katniss costumava caçar esquilos na floresta para melhorar a alimentação da mãe e da irmã Primrose, o que aumenta sua chance de sobrevivência no mato, mas ainda lhe faltam recursos para agradar o público. A equipe de conselheiros (figurinista, maquiador, estrategista) do 12º distrito faz o possível para ajudar a jovem de 16 anos a se apresentar de maneira a ganhar pontos e voltar para junto da família.

Tendo visto o trailer de Jogos Vorazes inúmeras vezes, já estava predisposta a um certo tédio, não fosse o entusiasmo de minha filha caçula, que se prontificou a me fazer companhia e assistir o filme pela 3ª vez. Sabendo que Alice é uma cinéfila exigente, elevei minhas expectativas e não me decepcionei. O ambiente da pré-produção dos jogos é colorido, vibrante, introduzindo o apresentador Caesar (Stanley Tucci), com seus impecáveis cabelos azuis e sorriso artificial sempre pronto para as câmeras. Esse preâmbulo dos combates me lembrou dos concursos de Miss Brasil, que eu adorava. Nos jogos propriamente ditos, houve emoção bastante e suspense suficiente até o fim, que ainda sugere uma possível continuação. Bom divertimento.

thevoid
Curiosidade:
* As filmagens foram realizadas na Carolina do Norte.

* O nome fictício do país, Panem, deriva de "Panem et Circenses" (pão e circo), termo usado nos últimos dias do Império Romano, quando o governo mantinha as massas satisfeitas com espetáculos violentos e mortais, como as lutas dos gladiadores no Coliseu.

* Woody Harrelson é vegetariano na vida real. Por isso, durante os banquetes, o personagem Haymitch só aparece bebendo ou comendo as sobremesas e vegetais.

Diretor: Gary Ross (Seabiscuit)
Roteiro: Gary Ross e Suzanne Collins e Billy Ray, baseado no livro de Suzanne Collins
Musica: James Newton Howard
Fotografia: Tom Stern (J. Edgar, Além da Vida, Gran Torino)
Elenco: Jennifer Lawrence, Stanley Tucci, Woody Harrelson, Toby Jones, Donald Sutherland, Alexander Ludwig, Willow Shields, Liam Helmsworth, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Kimiko Gelman, Lenny Kravitz
Distribuidora: Paris Filmes

5 comentários:

bruno knott disse...

.. eu ainda não vi o filme, mas leio bastante elogios, o que até me surpreende um pouco. pelo trailer achei que seria só mais um filme bobo, pelo jeito me enganei!

acho que vou ler os livros antes de assistir....

Stella disse...

Bruno, adoro ser surpreendida por um filme do qual não esperava nada. Talvez seja melhor ler os livros depois, raramente o cinema supera as imagens criadas por nossa imaginação.

Rafael Carvalho disse...

O que mais me interessa nesse filme é como um produto voltado para um público jovem consegue manter uma narrativa com uma estética de câmera na mão, além de trazer questões politizadas sobre doominação e exploração. As preparações dos jogos na primeira metade da história é melhor do que os jogos em si.

Stella disse...

Rafael, não é maravilhoso que existam sempre os artistas para nos lembrar dos artifícios usados pelos que desejam se perpetuar no poder? Minha parte favorita também é a dos preparativos dos jogos.

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.(59)


"É um preço a se pagar por se rebelarem contra um deus benevolente por permitir que o venerem."

Ainda que eu não pegasse toda a coqueluche da estreia dos Jogos Vorazes por nenhum motivo aparente
e sem ler ou ver QUALQUER material relacionado,eu vi o filme e me animei com os primeiros indícios de artificialidade em tudo.Gostei muito da desmedida das coisas nessa distopia.

**SPOILERS GRANDES**
Gosto muito do conjunto e representatividade dessa cena como inesquecível no filme e memorável como cinematografia: https://www.youtube.com/watch?v=rHM0MyCNyao
**FIM DE SPOILERS GRANDES**


Tchau.(59)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner