Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Conspiração Americana

The Conspirator *
(2010) 122 min (12 anos)

EUA - Abraham Lincoln foi assassinado em 15 de abril de 1865, aos 56 anos, quando assistia à peça Our American Cousin no Teatro Ford, em Washington. Ao mesmo tempo sofreram atentados o Vice-Presidente e o Secretário de Estado. Quinze dias depois, o ator John Wilkes Booth, assassino de Lincoln, foi morto na Virgínia ao resistir à prisão. Pela conspiração contra o presidente que emancipou os escravos, preservou a unidade do país e modernizou a economia, oito civis foram imediatamente presos e julgados num tribunal militar. Entre eles, Mary Elizabeth Jenkins Surratt, proprietária da pensão onde os conspiradores costumavam encontrar-se, também mãe do suspeito John Surratt Jr., ainda foragido.

Vários advogados recusaram-se a defender a sra. Surratt, até que o caso foi impingido a Frederick Aiken, um capitão licenciado do exército da União, herói de guerra aos 27 anos. O relutante defensor inicialmente acredita na culpa de sua cliente, mas, à medida em que avança nas investigações, começa a perceber que Mary está sendo usada como isca para captura do filho. Um padre confessor e o jovem advogado são o único apoio da ré, a quem é negado um julgamento justo por seus pares, como manda a Constituição americana. Tudo conspira para tornar Mary Surratt a primeira mulher a ser executada pelo governo federal dos Estados Unidos.

Conspiração Americana me inquietou; enquanto as cenas se sucediam, sentia verdadeiro horror pelo abuso de poder, pelas arbitrariedades cometidas contra os direitos da acusada. Só pensava "Cadê os jornais da oposição?" Realmente, naquelas circunstâncias, ao fim de uma sofrida guerra civil, era difícil fazer diferente, conseguir neutralizar o generalizado desejo de vingança. Mas o filme de Robert Redford desperta nossa sede pela verdadeira Justiça e Liberdade de Imprensa. Ao ser preso, meses depois, John Harrison Surratt Jr enfrentou um tribunal civil e foi absolvido.

Mary Surratt (Wikipedia)
Curiosidade:
* Conspiração Americana é a primeira produção da American Film Company. A companhia foi fundada em 2008, por Joe Ricketts, para produzir histórias verdadeiras sobre o passado da América, na crença de que a realidade é mais surpreendente e interessante do que a ficção. Muitos diálogos são tirados diretamente dos transcritos do julgamento de Mary Surratt.

* o visual sóbrio do filme foi inspirado nas fotografias do período. Newton Thomas Sigel conseguiu esse efeito limitando o uso de luzes fortes e artificiais.

Diretor: Robert Redford
Roteiro: James D. Solomon
Musica: Mark Isham
Fotografia: Newton Thomas Sigel (Casa Comigo?, Os Suspeitos)
Elenco: James McAvoy, Robin Wright, Evan Rachel Wood, Kevin Kline, Tom Wilkinson, Colm Meaney, Danny Huston, Justin Long
Distribuidora: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner