Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Call the Midwife

Chamem a Parteira * * *
(2012) 355 min (12 anos) série da BBC

Inglaterra, 1957 - Aos 22 anos, Jenny Lee apresenta-se em Nonnatus House para integrar o grupo de enfermeiras que atende uma das áreas mais pobres de Londres. A princípio surpresa ao constatar que se trata de uma instituição religiosa, logo Jenny se acostuma aos hábitos e vozes afinadas entoando os ofícios na capela. As freiras anglicanas são experientes parteiras e profissionais de saúde.

Religiosas e enfermeiras revezam-se, atendendo chamados e fazendo o acompanhamento de rotina das grávidas. De bicicleta, em seus uniformes azuis, atravessam o bairro, realizando partos e visitando pacientes em casa. Os médicos são chamados apenas nas emergências.  As eficientes mulheres de Nonnatus House são testemunhas próximas das alegrias e dores da comunidade de Poplar, no East End de Londres. A última enfermeira a juntar-se ao grupo é a corpulenta Camilla Browne, ou Chummy, como gosta de ser chamada. Alta, estouvada e simpática, ela rouba o coração do policial Peter Noakes. Jenny Lee prefere dedicar-se integralmente aos pacientes e o que se passa em seu coração permanece um mistério.

A série da BBC reúne ingredientes poderosos: montes de emoção, drama, humor, casting perfeito, elenco magnífico, bela fotografia, primorosa direção de arte. De acordo com a análise do Telegraph, "a roteirista Heidi Thomas conseguiu injetar charme no realismo". Prestei alguma atenção à trilha sonora, mas foi difícil, tal meu envolvimento com os fatos vividos dentro e fora de Nonnatus House. Há um pouco de Doris Day e The Four Aces, como lembra a mencionada crítica do Telegraph.

Call the Midwife é uma adaptação das memórias de Jennifer (Lee) Worth (1935-2011), enfermeira britânica que posteriormente tornou-se professora de música. Seus livros (Call the Midwife, Shadows of the Workhouse, Farewell to the East End, In the Midst of Life) venderam  mais de um milhão de cópias no Reino Unido. A série da BBC alcançou enormes índices de audiência e as filmagens da próxima temporada começarão no segundo semestre de 2012. Como não existe o DVD no Brasil, nem deveria aparecer no By Star, mas a ansiedade em partilhar essa novidade foi grande. E, desde que outras séries inglesas (Downtown Abbey e Cranford) já foram lançadas por aqui, há grandes chances de que Call the Midwife também seja. Só me precipitei um pouquinho...

Trixie, Chummy, Jenny, Cynthia
Curiosidades:
* Muito antes que as memórias de Jennifer Worth fossem filmadas, a autora viu Miranda Hart e achou que ela seria perfeita para viver a desajeitada Chummy Browne. Miranda concordou em interpretar o papel se a história algum dia chegasse às telas.
* Na verdade, Jenny trabalhou no convento anglicano das Sisters of St John the Divine.
* Lydia e Eleanor, netas de Jennifer Worth, foram extras em um dos episódios. Eleanor pretende tornar-se parteira como a avó. (The Sun)

Diretores: Philippa Lowthorpe e Jamie Payne
Roteiro: Heidi Thomas
Musica: Peter Salem
Fotografia: Chris Seager
Elenco: Jessica Raine, Miranda Hart, Jenny Agutter, Pam Ferris, Helen George, Laura Main, Judy Parfitt, Bryony Hannah, Ben Caplan, Cliff Parisi, George Rainsford, Vanessa Redgrave (voz de Jenny já idosa, como narradora)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner