Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

As Mulheres do Sexto Andar

Les Femmes du 6ième Étage * *
(2010) 106 min (12 anos)

França, 1962 - Suzanne e Jean-Louis Joubert moram num prédio de classe média alta em Paris. Os dois filhos do casal estudam num colégio interno, como o próprio pai fez quando era menino. Jean-Louis dirige uma firma de investimentos, enquanto Suzanne frequenta galerias de arte, joga com as amigas e vai a eventos de caridade. O trabalho de casa é executado por Germaine, a velha babá da família, que dorme no 6º andar do prédio entre as domésticas espanholas. Os Jouberts levam uma vida acomodada e egocêntrica, sentindo-se ambos entediados pela rotina sem desafios, até que a eficiente Maria Gonzalez vem substituir a antiga empregada bretã. 

Depois de mostrar que conhece o serviço, a jovem vai ganhando a confiança de Suzanne. Mas é Jean-Louis quem se deslumbra com a cultura vibrante e a amizade que descobre entre as espanholas do 6º andar. Na companhia desta comunidade trabalhadeira e alegre, o empresário vai se tornando uma pessoa melhor, mais interessada e interessante.

Uma filminho gostoso, especialmente quando retrata as confraternizações das mulheres do 6º andar. As espanholas esbanjam calor humano e dançam ao som de "Itsy Bitsy Petit Bikini", de Dalida. Para nós: "era um biquini de bolinha amarelinha, tão pequenininho, que na palma da mão se escondia..." Diversão garantida para mamães e vovós.

Curiosidade:
* O diretor-roteirista Philippe Le Guay inspirou-se na própria infância. Seu pai era um corretor, como Jean-Louis Joubert no filme, e ele mesmo teve uma empregada espanhola. (imdb)

rua Pires de Almeida, Laranjeiras, RJ
* Se esta história se passasse no Rio de Janeiro, o filme também poderia se chamar "As Mulheres do 6º Andar". Pois, em 1927, a Companhia Sul América construiu um conjunto habitacional em Laranjeiras para abrigar seus funcionários. Abriu-se então a rua Pires de Almeida, com 10 metros de largura e 280 de extensão, inspirada numa rua de Marselha, a mais antiga cidade francesa. Os empregados mais graduados da empresa ocupavam os quatro primeiros edifícios, onde estão os apartamentos maiores. No 6º andar destes prédios havia vários quartos que eram destinados às empregadas dos moradores, com banheiro comunitário no corredor. Hoje em dia, quando tantas famílias contam com diaristas, os quartos são disputados por locatários solteiros. 

Diretor: Philippe Le Guay
Roteiro: Philippe Le Guay, Jérôme Tonnerre
Musica: Jorge Arriagada
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Elenco: Fabrice Luchini, Sandrine Kiberlain, Natalia Verbeke, Carmen Maura, Lola Dueñas, Berta Ojea, Nuria Solé, Concha Galán, Audrey Fleurot, Annie Mercier, Michèle Gleizer
Distribuidora: Paramount

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner