Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 17 de março de 2012

Vênus Negra

Vénus Noire
(2010) 165 min (16 anos)

Bede News
Século XIX - Saartjie Baartman deixou a Cidade do Cabo com o patrão Hendrick Caezar, para tentar a sorte na Europa. Sob o pretexto de oferecer à jovem uma carreira artística, o fazendeiro leva-a a expor seu corpo para a audiência dos shows de horrores na Inglaterra. Saartjie apresentava-se usando um colante cor da pele e alguns adereços de contas, ressaltando as nádegas avantajadas. Caezar incentivava as pessoas da platéia a tocarem a jovem para se certificarem de que era tudo real.

Livre e escravizada ao mesmo tempo, exibida para deleite de platéias pobres e ricas, além da curiosidade dos homens da ciência, a "Vénus Hottentote" tornou-se um ícone dos miseráveis, destinada a ser sacrificada na busca de um fio de esperança na prosperidade. (adaptação da capa do DVD)

A história das humilhações sofridas por Saartjie "Sarah" Baartman é muito triste. Assisti em capítulos, interrompendo o filme a cada uma das vezes em que uma cena constrangedora se tornava insuportável. Se a mulher africana afogava as mágoas no álcool, eu saía para espairecer. Levei 2 dias para ver o filme, mas preferi fugir das lágrimas, dos quais não escapou certo conhecido meu, mais corajoso.

Saartjie queria cantar, dançar, fazer música, mas os homens que a exploravam preferiam apresentá-la como selvagem, oferecendo seu corpo como mercadoria. Incapaz de escolher melhor destino, cansada e doente, a africana sofreu na alma a cegueira das pessoas em relação a seus verdadeiros talentos. A tragédia de Saartjie incluiu solidão, vocação desperdiçada, exploração, preconceito, manipulação, humilhação e machismo. O filme é forte porque as interpretações e recriação dos ambientes são muito convincentes. Há uma cena de mau gosto num salão francês, desnecessáriamente longa.

Nos créditos finais, mostram-se imagens de arquivo com o repatriamento dos restos mortais de Saartjie, em 9 de agosto de 2002. Foi saudada com cantos, danças, muita alegria e respeito na sua terra natal. O presidente da África do Sul discursou para Saartjie "Sarah" Baartman: "Não podemos desfazer o mal que ela sofreu. Mas podemos ter coragem de falar a verdade nua e crua, para que isso a conforte, onde quer que ela esteja..." Foi aí que não resisti e chorei.

Diretor: Abdellatif Kechiche
Roteiro: Abdellatif Kechiche e Ghalya Lacroix
Musica: Slaheddine Kechiche
Fotografia: Lubomir Bakchev
Elenco: Yahima Torres, Andre Jacobs, Olivier Gourmet, Elina Löwensohn, François Marthouret, Michel Gionti, Jonathan Pienaar, Jean-Christophe Bouvet, Jean-Jacques Moreau
Distribuidora: Imovision

2 comentários:

IRENIO disse...

Onde conssigo adquirir uma mídia desse filme Vênus Negra?

Stella disse...

Irenio, acho que no momento esse vídeo não está disponível para venda no Brasil. Você pode alugar em alguma videolocadora e tentar copiar com a ajuda do DVD Shrink, que é um programa gratuito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner