Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Pele que Habito

La Piel que Habito * *
(2011) 120 min (16 anos)

Espanha, Toledo - O bem-sucedido cirurgião plástico Robert Ledgard mora em El Cigarral. A elegante propriedade tem uma decoração clean nos ambientes internos - que incluem sala de cirurgia e laboratório - mesclada com paredes de tijolo aparente. O exterior da quinta do século XV é rústico, rodeado de belo jardim.

Desde que a esposa do dr. Robert queimou-se num acidente de automóvel, o cirurgião plástico pesquisava uma pele mais resistente que pudesse salvá-la. Quando surge a oportunidade, o inescrupuloso médico não hesita em testar sua descoberta num ser humano. Com a ajuda de Marília, mulher que o criou desde o nascimento, Robert mantem sua cobaia isolada do mundo.

Antonio Banderas dá medo como dr. Legrand. Ele pode ser muito sinistro. Mas o mérito pelo impacto de A Pele que Habito é mesmo de Pedro Almodovar. Unindo cenografia, música, edição e fotografia perfeitas, o diretor consegue fazer voar os 120 minutos do filme num clima de tensão constante, sem sustos ou gritos. Não é uma história que se queira rever muitas vezes, mas é inesquecível.


La Quinta de Mirabel
Curiosidades: 
* O homem que aparece na butique feminina, querendo vender as roupas de sua mulher, é Agustín Almodóvar, produtor do filme e irmão do diretor Pedro Almodóvar

* As filmagens de A Pele que Habito incluem locações no Pazo de Oca (festa na casa de Doña Casilda) e na casa-palácio La Quinta de Maribel, que funcionou como El Cigarral, a residência do dr. Robert Ledgard.

* A música brasileira está presente na trilha sonora com a canção Pelo Amor de Amar, interpretada pela cantora espanhola Concha Buika. Também é brasileiro o médico, além de outros personagens, uma inspiração do diretor por nossa tradição na cirurgia plástica. Um quadro de Tarsila do Amaral, Paisagem com Ponte, aparece na casa do dr. Robert. (Wikipedia)

* O dr. Ledgard batiza a nova pele de GAL, o mesmo nome de sua esposa. Gal é uma abreviação de Galatea. Na mitologia romana era uma estátua esculpida pelo talentoso Pigmaleão. A estátua ficou tão perfeita que o escultor apaixonou-se por ela e Vênus permitiu que ganhasse vida. (IMDB)

Diretor: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar, baseado no livro Mygale, de Thierry Jonquet
Musica: Alberto Iglesias
Fotografia: José Luis Alcaine
Diretor de Arte: Carlos Bodelón
Desenho de Produção: Antxón Gómez
Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet, Roberto Álamo
Distribuidora: Paris Filmes

3 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Surpreendente. Um incrível retorno depois do fraco "Abraços Partidos". Fica facilmente entre os melhores de 2011.

Stella disse...

Concordo Matheus, se não dei as 3 estrelinhas, cotação máxima do blog, foi por conta do tema, perturbador ao extremo.

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.[87]


"Siga a estrada de terra",diria um dos responsáveis pelo El Cigarral.Algo muito semelhante aos dizeres dum personagem de Conto de Fadas numa clínica com o conforto de um palacete.

Quando fitei esse filme para o acompanhar num futuro,eu sabia da pele e não quis saber mais nada pele melhor e reparadora para uma mulher quase como grande musa;e o
resto eu não quis ter ciência;logo,imagina só os plot twists que me deparei nessa viagem que já começava com idolatria e perfeccionismo cativo.

As boas línguas(?) também expuseram o encantamento de uma certa brasileira com o ator e com esse filme que veio a comentar no correr da entrevista
[http://diversao.terra.com.br/tv/ana-maria-braga-se-empolga-com-antonio-banderas-e-pisa-em-cadela,144fc63c8b15a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html].Mas é tal como disse: "é inesquecível".Um adjetivo que muito deve lhe agradar no seu blog memorial.

Engraçado.Quando escutei "Gal" me recordei imediatamente do nome completo "Galatea",contudo foi mais em uma personagem feminina anterior,a Galatea de "O Homem
Bicentenário(1999)" -> http://2.bp.blogspot.com/-UKeW3iuY8Kk/Ub42lXN_TtI/AAAAAAAAL0I/GGF5FaT_LwY/s1600/09-KierstenWarren.jpg.A ideia em amba,porém a forma de 1999,
estando mais "concluída",digamos.

E se noutro de 2011 Drive[http://bystarfilmes.blogspot.com.br/2012/05/drive.html] lembra de ser "um filmaço",o "A pele que habito",de análoga classificação indicativa e nota(mas 20 minutos a mais),deve ter o mesmo adjetivo "filmaço".E para mim até certo tempo,se o "eu sexual" dominou o filme,foi ao ver que o "eu tinha mais 'eus' dentro de si" é que o filme foi o que foi.
**SPOILERS QUE ESTRAGARAM A SURPRESA DO FILME* Elena Anaya(Vera) e Jan Cornet fazerem acreditar na "sexualidade"
do olhar e no refúgio psicológico da Ioga.Uma expressão como o filme "O Segredo dos Seus Olhos(2009) é muito bem-vinda para a 'genialidade' e 'monstruosidade' nas atitudes daquelas pessoas.Ah... se Robert Legard(Antonio Banderas) soubesse todas as circunstâncias entre Vicente e sua filha,ele reaveria simultaneamente a filha e
mulher daquela forma? Eu penso que hesitaria mais,mas prosseguiria para "não perder tudo"... ou isso é ter pouca fé nele e na humanidade???
**FIM DE SPOILERS QUE ESTRAGARAM A SURPRESA DO FILME*

P.S.(atrasado):
1) Li sua resposta de "12 Anos de Escravidão[/2014/06/12-anos-de-escravidao.html]" e o que quis dizer com a postagem "Separados mas Iguais" para abrir 2015
[/2015/01/separados-mas-iguais.html];"fico feliz em ser útil"... e será que o falado teste de beleza + bonecas raciais veio/se popularizou com esse filme?


Tchau.[87]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner