Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Clara e Francisco

Chiara e Francesco
(2007) 3 horas e 20 min (Livre)

Coversblog
Italia - Francisco, filho de um rico comerciante de tecidos de Assis, com ambição de se tornar um fidalgo cavaleiro. Clara, de linhagem nobre, prometida em casamento ao jovem Ranieri di Bernardo. Chamados por Deus a viver a perfeição do Evangelho, Clara e Francisco trocaram o conforto da família para viver a corajosa opção de seguir Jesus na mais absoluta pobreza. De sua resposta generosa, teve início na Igreja a grande família franciscana, com sua mensagem de paz e amor, hoje espalhada no mundo inteiro. Clara e Francisco é um filme de valor pela veracidade histórica. (capa do DVD)

Estava triste de não ter colocado no blog um filme natalino antes de viajar. Seria uma comemoração do Advento. Eis que meu primo João elogia a história dos santos de Assis. De início me pareceu um filme mais antigo e me surpreendeu saber que era uma produção de apenas 4 anos atrás. À medida em que as vidas de Francisco e Clara avançavam, os detalhes técnicos perdiam importância e o valor humano se impôs. Dois santos generosos, simples, humildes e alegres, que prezavam o silêncio para estar diante de Deus. São exemplos que atraem, comovem. 

Um grupo de irmãos franciscanos está morando no Cosme Velho, na Toca de Assis. Às vezes são vistos caminhando aos pares pela rua das Laranjeiras. Que valorosos vizinhos! Para completar: diz-se que São Francisco de Assis criou o presépio, inspirado no Evangelho de São Lucas. Assim está contado em Clara e Francisco.  E, por isso, já tenho meu filme de preparação para o Natal! Viajo feliz!

Adoração dos Pastores, Angelo Bronzino

Curiosidade:
O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. A idéia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo. Resolveu então montá-lo em tamanho natural, em uma gruta de sua cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. (Catequisar.com)

* As filmagens foram feitas na Umbria, na cidade de Gubbio, que fica a uns 44 km ao norte de Assis.

Diretor: Fabrizio Costa
Roteiro: Francisco Arlanch, Salvatore Basile
Musica: Marco Frisina
Fotografia: Giovanni Galasso
Elenco: Ettore Bassi, Mary Petruolo, Gabriele Cirilli, Luigi Diberti, Fabio Camilli, Ivano Marescotti, Antonella Fattori, Vincent Riotta, Ivan Franek, Roberto Nobile, Fabrizio Bucci, Angela Molina, Lando Buzzanca.
Distribuidora: Paulina Multimidia

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner