Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 20 de novembro de 2011

A Árvore da Vida

The Tree of Life *
(2011) 138 min (10 anos)

EUA, Texas - Jack O' Brien teve 2 irmãos, companheiros de brincadeira na década de 50. Atualmente, mesmo tendo se tornado um profissional bem-sucedido e casado, parece ser um homem solitário e infeliz.

Esperei tanto por este filme, sabendo que deveria ter ido logo ao cinema para apreciá-lo melhor. E, no final, assistindo em casa, fiquei um tanto dividida entre o "gostei" e "é meio arrastado". A fotografia é linda, uma arte delicada do cinegrafista Emmanuel Lubezki. Há sequencias espetaculares, como  aquelas astrofísicas criadas por Douglas Trumbull, responsável pelos efeitos especiais de 2001, Uma Odisséia no Espaço. (Dennis Lim, para o New York Times) Outras são já conhecidas, como cataratas, as piscinas de lama borbulhante ou a nebulosa chamada de Olho de Deus, fotografada pelo telescópio Hubble. A música belíssima casa-se perfeitamente com o visual e o elenco atua com brilho.

Também o tema é fascinante: a cisão interna de Jack O'Brien, como o garoto dividido entre as lições de um pai severo, materialista, e a mãe, mais amorosa e espiritual. Esse drama é contextualizado na linha do tempo entre o nascimento e o fim de uma Terra já sem vida, orbitando em torno da anã branca que um dia foi nosso sol. (Wikipedia) Que representamos nós na história de nosso planeta?

Tal desolação combina com o sentimento de frustração do pai que buscava o sucesso e não vê valor nas próprias realizações. Sua presença contribuía para a sensação de ameaça que permeia a ação, oscilando entre momentos de violência, solicitações de afeto e instruções sobre como ser esperto nessa vida. É triste testemunhar a desilusão de quem sente ter abraçado os sonhos errados.

Quem aposta na evolução espiritual, no caminho da graça, tem mais chance de alcançar a felicidade nessa Terra, ainda que desconheçamos o que nos aguarda depois. O que me lembra o "Discurso Bom para um Garoto", feito pelo tio Hub (Robert Duvall) no filme Lições para Toda Vida. São aquelas coisas nas quais vale a pena acreditar.

Diretor: Terrence Malik 
Roteiro: Terrence Malik
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Emmanuel Lubezki (Queime Depois de Ler, Filhos da Esperança, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Princesinha)
Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Hunter McCracken, Laramie Eppler, Tye Sheridan, Fiona Shaw, Joanna Going, Samantha Martinez
Distribuidora: Imagem Filmes

4 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Eu acrescentaria a esse questionamento que você faz, Stella, uma outra questão: o que nos forma como seres humanos? A resposta do filme parece ser menos divina e mais próxima de nós, através daqueles que nos afetam diretamente. O filme é lindo, o melhor do ano. Sem exageros!

Stella disse...

Achei um filme bonito com um tema fascinante, Rafael. Nossa formação como seres humanos depende tanto das pessoas próximas de nós! O quanto podem fazer os pais ou professores para inspirar os pequenos, ou, ao contrário, para colocá-los no mau caminho.

Mas são nossas escolhas que determinam nosso destino. Vou ser uma vítima ou o "herói de minha própria existência"? Perdoarei ou deixarei que meu coração seja devorado pelo ressentimento? Vou desenvolver o Amor em mim ou viver para o prazer? Me considero pronta ou sou um projeto em construção? Nesse sentido A Árvore da Vida me atingiu certeiramente. O final me desiludiu um pouco mas o saldo foi positivo, sem dúvida. É um filme que não se deve perder.

Matheus Pannebecker disse...

Stella, entendo quem ama e quem odeia "A Árvore da Vida". Por isso, acho muito estranho um filme tão controverso como esse ter vencido Cannes. Eu fico num meio termo =)

Stella disse...

Matheus: Nem sei quais eram as alternativas em Cannes. O Terrence Malik deu sorte com o juri! :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner