Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 28 de agosto de 2011

A Grande Virada

The Company Men
(2010) 104 min (16 anos)

EUA - Para garantir os dividendos dos acionistas e evitar que concorrentes se apoderem de sua companhia, o presidente da GTX manda demitir milhares de funcionários, enxugando os custos da empresa.  Na primeira leva sai Bobby Walker (37 anos), até então completamente seguro como o melhor vendedor da Costa Leste.  Ainda chocado ao perceber que a primeira reação dos colegas de trabalho é saber se também estão na lista de demissão, Bobby é encaminhado para o escritório de recolocação no mercado, que deve ajudá-lo a elaborar novo currículo.  

As poucas oportunidades que aparecem nos meses seguintes significariam uma queda importante no estilo de vida da família Walker.  A corajosa esposa Maggie, e o filho do casal, mostram-se dispostos a cortar as despesas, mas Bobby resiste, tentando manter as aparências.  A hipoteca da casa vence no final do mês, as mensalidades do clube de golf estão atrasadas e um Porsche prateado é um luxo impossível de manter para um desempregado.

As demissões continuam e acabam atingindo o veterano Phil Woodward e o segundo no comando da GTX, Gene McClary, ainda um idealista, totalmente inconformado com a nova política da companhia que ajudou a criar.  Gene gosta da vida extravagante de almoços caros e luxuosas suites de hotel, mas a situação de seus ex-colegas de trabalho não o deixa indiferente.  O executivo sente saudade da época em que a empresa construía barcos, em vez de trabalhar para os acionistas.

Só a morte de pessoas queridas parece ter impacto tão forte sobre uma pessoa trabalhadora, quanto a perda do emprego e da capacidade de pagar as próprias contas.  O apoio da família e dos amigos torna-se vital para a superação da crise e manutenção da calma necessária para o aproveitamento das oportunidades que surgem.  Um trabalho honesto, ainda que pague menos, é melhor do que nenhum.  'A Grande Virada' explora bem as situações e sentimentos que envolvem pessoas desempregadas.  Pena que o título seja mais um na lista dos pouco inspirados.  Bastaria uma simples tradução do título original: 'Os Homens da Empresa', abrangendo tanto os que trabalham criando e fornecendo bens ou serviços, como aqueles que especulam e privilegiam o luxo em detrimento de empregos.

Diretor: John Wells
Roteiro: John Wells
Musica: Aaron Zigman
Fotografia: Roger Deakins
Elenco: Ben Affleck, Tommy Lee Jones, Chris Cooper, Maria Bello, Kevin Kostner, Rosemarie DeWitt, Craig T. Nelson, Tom Kemp
Distribuidora: California Filmes

2 comentários:

Anônimo disse...

Filme ótimo com final fraco, esperava mais. Com o final apresentado a tendência deles é de repetir todo o esquema em que estavam envolvidos.

Alexandre

Stella disse...

Sua suposição é bem possível, Alexandre. Mas parecia que algo havia mudado, pelo menos para Bobby. Enfim, só podemos conjecturar. Não parece que vão filmar "A Grande Virada 2". ;-) Mas esse exercício de imaginação é uma das melhores partes, hein? Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner