Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 11 de junho de 2011

A Vida no Paraiso

Sa som i Himmelen * *
As It Is in Heaven
(2004) 132 min (14 anos)

Desde garoto eu tinha o sonho de criar música que pudesse abrir o coração das pessoas

Suécia - Daniel toca violino num campo de trigo dourado.  Três cabeças de meninos surgem no meio do trigal.  A música do violino é substituída por uma orquestra, enquanto os garotos procuram, caçam e espancam Daniel. Na cena seguinte, adulto, ele rege a orquestra com paixão.  Está suado, gotas de sangue escorrem do nariz, pela camisa, até a pauta do maestro.  Novo flashback mostra o quarto do músico aos 7 anos.  Sua mãe lhe diz: 'Você não precisa mais ter medo daqueles meninos.  Não vamos mais morar aqui.  Vou encontrar outra escola.'

Até os 5:45 minutos, Daniel cresce, prepara-se para o Campeonato Mundial de Solistas Mirins, sofre uma perda importante, torna-se famoso e tem um enfarte.  Com a agenda vazia pela primeira vez na vida, o exigente maestro compra a velha escola primária na vila em que nasceu, em Norrland, região ao norte da Suécia.  Pés na neve, braços abertos para os flocos que caem, ele quer se aposentar de tudo, deixar o estresse para trás.  Só deseja ouvir.  Mas a música está na sua alma e não terá verdadeira vida sem ela.  Junto ao coral amador que ensaia na sala da congregação toda 5ª feira, Daniel Daréus se encarrega de preparar o Concerto da Primavera.  Começa o processo de descobrir o tom individual de cada um.  O grupo é heterogêneo e inclui, entre outros, Olga, uma velhinha meio surda, Inger, esposa do Pastor, Arne, o entusiasmado empresário do grupo, a severa Siv, Tore, um jovem deficiente mental, a bondosa Lena e Gabriella, mãe de dois pequenos, casada com o truculento Conny.

Música, medo, perda, superação, vida, harmonia - são os temas de "A Vida no Paraiso". Trata-se de encontrar o projeto original, a verdadeira voz, a essência  de cada um, e transcender-se através da  música.  Mais do que uma técnica perfeita, importa conectar-se com os proprios sentimentos e expressá-los de forma criativa.  Assim como Babette abriu corações com uma refeição divina (Festa de Babette), Daniel libertará almas sofridas, inclusive a sua, através da música.

Este é um filme raro, que já não pode ser comprado no Brasil, mas que ainda se encontra em algumas boas locadoras (Guimarães Video e Toon Town, ambas em Laranjeiras). No final desta postagem, é possível ouvir a lindíssima e libertadora Canção de Gabriella, em dois filmes diferentes do Youtube - com e sem legenda em inglês. Cuidado que essa música gruda no ouvido e na alma!

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2005.  As gravações foram feitas em Estocolmo e Lulea, na Suécia, e Innsbruck, no Tirol austríaco.  O blog Thinking Christian e o site Spirituality & Practice fizeram belas análises do filme.

foto do site 50 Anos de Filmes
Curiosidades:
* Daniel aos 14 anos é interpretado pela atriz Anna Lundström

* Segunda participação no cinema de Helen Sjöholm, uma das mais famosas cantoras da Suécia.

Diretor: Kay Pollak
Roteiro: Anders Nyberg, Ola Olsson, Carin Pollak, Kay Pollak, Margaretha Pollak
Musica: Stefan Nilsson
Fotografia: Harald Gunnar Paalgard
Elenco: Michael Nyqvist, Frida Hallgren, Helen Sjöholm, Lennart Jähkel, Ingela Olsson, Niklas Falk, Per Morberg, Ylva Lööf, André Sjöberg, Barbro Kollberg, Kristina Törnqvist, Mikael Rahm, Anna Lundström, Johannes Schantz, Ulla-Britt Norrman, Axelle Axell, Lasse Petterson
Distribuidora: VideoFilmes






*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner