Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Encantadora de Baleias

Whale Rider * *
(2002) 101 min (12 anos)

Nova Zelandia - Em Whangara, uma pequena vila na costa da Ilha Norte, o povo Maori se diz descendente da Paikea, o domador de baleias.  Por mais de 1000 anos, um chefe passou o título a um herdeiro homem. A nora do chefe Koro está grávida de gêmeos.  Complicações na hora do parto causam a morte da mãe e de um dos bebês.  Sobrevive a menina, para desespero do avô.  Não suportando o sofrimento por tamanha perda, o herdeiro do chefe abandona a vila, deixando a filha sob os cuidados de Koro e Nanny Flowers, a mais amável avó que uma garota pode desejar.  

Aos poucos, o chefe Koro vai sendo conquistado pelo temperamento gentil e prestativo da neta Paikea. Mas não o suficiente para passar o título de chefe para uma menina.  Ainda que ela demonstre, aos 12 anos, ter o interesse pela cultura e o espírito forte de um líder disposto a servir o seu povo.  Koro chama os meninos da comunidade para um aprendizado sobre as tradições Maori, incluindo a luta com a taiaha, um bastão usado na guerra e nas exibições rituais.  Os pais orgulhosos trazem seus filhos à Casa de Reunião, enquanto Pai é proibida de participar ou assistir aos treinamentos.   Mas uma avó amorosa tem múltiplos recursos quando se trata de cuidar de seus amores.  Nanny Flowers tem uma idéia e a providência se encarrega do resto.

Para mim, Nova Zelândia era um ponto perdido no mapa, do outro lado do mundo, onde se inventou o bungee-jumping e se praticavam outros esportes radicais. Então, em janeiro de 2011, minha filha e quatro amigas estudaram e passearam em Auckland durante quatro semanas.  Aprendi à custo sobre os quinze fusos horários e 12259 km que nos separam.  Na volta das meninas, ficamos sabendo sobre a natureza deslumbrante, as cidades limpas, a dança do haka, e, o mais importante, um povo acolhedor, alegre, organizado, que sabe curtir a vida, respeitar a natureza e receber os turistas.  Assim me voltou à lembrança o filme de Niki Caro.

'Encantadora de Baleias' foi premiado nos Festivais de Sundance, Toronto e São Francisco, entre vários outros.  A diretora recebeu o Humanitas Prize pelo filme, em 2003.  O elenco infantil ganhou o BAFTA no mesmo ano.  O filme neozelandês colecionou prêmios e emocionou platéias ao redor do mundo. Entre seus muitos pontos positivos, destaco a maneira mansa com que Paikea reagia à severidade do avô: jamais com irritação, orgulho ou raiva.  Mesmo triste, mantinha sua dignidade, sem abrir mão de seus legítimos interesses e sede de conhecimento.  Um exemplo cativante.

Curiosidades:
* escolhida entre mais de 10.000 meninas, Keisha Castle-Hughes brilha no papel de Paikea.

* baseado no romance do autor maori Witi Ihimaera, 'Encantadora de Baleias' é dirigido e adaptado pela neo-zelandesa Niki Caro.  Ela não é uma nativa, mas tomou enormes precauções para assegurar a autenticidade do filme, como contratar consultores locais, utilizar atores maoris e rodar todas as cenas no mesmo local em que se passa o livro. (Omelete)

* Witi Ihimahera estava em Nova Iorque, olhando para o Hudson, quando uma baleia entrou pelo rio.  Barcos a rodeavam, enquanto lançava esguichos de vapor para o alto.  O escritor lembrou-se de sua terra e das lendas sobre as baleias.  Retornou à cidade e escreveu o livro em três semanas. (been-seen)

Whangara (Wikipedia)
Diretora: Niki Caro
Roteiro: Niki Caro, baseado no livro de Witi Ihimaera
Musica: Lisa Gerrard
Fotografia: Leon Narbey
Elenco: Keisha Castle-Hughes, Rawiri Paratene, Vicky Haughton, Cliff Curtis, Grant Roa, Mana Taumaunu, Rachel House, Taungaroa Emile, Tammy Davis, Mabel Wharekawa, Rawinia Clarke, Tahei Simpson, Roi Taimana, Elizabeth Skeen, Tyronne White, Taupua Whakataka-Brightwell, Tenia McClutchie-Mita
Distribuidora: Spectra Nova

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner