Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Baarìa - A Porta do Vento

Baarìa
(2009) 154 min (14 anos)



Italia, 1930/1980 - Baarìa é a gíria siciliana para Bagheria, cidade da província de Palermo onde Giuseppe Tornatore nasceu. O filme é um épico sobre a vida de 3 gerações na vila da Sicília, influenciada pela máfia, a democracia cristã e o partido comunista. Durante o período fascista, Cicco Torrenuova é um humilde pastor de cabras que luta com dificuldade como todos os trabalhadores pobres. O filho Peppino não é dos melhores alunos na escola, mas corajoso e persistente, conta com a admiração do pai. Ainda na juventude entra para a política pelo partido comunista. Apaixonado por Mannina, o jovem enfrenta a oposição da família para ficar com a mulher de seus sonhos.

Baarìa foi o primeiro filme italiano em 20 anos a abrir o Festival de Veneza. Foi elogiado pelo ministro Silvio Berlusconi, o que não ajudou a carreira do filme junto à imprensa ou público. Foi gravado parcialmente na Tunísia por motivos econômicos. É uma produção caprichada, com um eficiente elenco desconhecido, mas um tantinho longa e cansativa, apesar do visual elegante. Valeu para treinar o italiano.

'No final de Baarìa, ouvem-se diversas vozes, entre elas uma que diz que o artista deve falar do que sabe, deve se manter fiel a suas origens e raízes. Essa voz pertence ao pintor siciliano Renato Guttuso e o depoimento foi recolhido pelo próprio diretor Giuseppe Tornatore. O que Guttuso, que aparece como personagem em Baaria, está dizendo é algo em que Tornatore acredita. "Este é meu filme mais pessoal, não necessariamente autobiográfico", ele informa.' (Luiz Carlos Merten, em artigo no Estado de São Paulo) Pois parece autobiográfico, logo imaginei o filho de Peppino, com a máquina fotográfica ao pescoço, como o próprio Tornatore.
Diretor: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore
Música: Ennio Morricone
Fotografia: Enrico Lucidi
Elenco: Francesco Scianna, Margareth Madè, Raoul Bova, Gabriele Lavia, Nino Frassica, Michele Placido, Angela Molina, Laura Chiatti, Enrico Lo Verso, Gaetano Aronica, Gaetano Balistreri, Monica Bellucci, Salvatore Ficarra, Valentino Picone
Distribuidora: Paris Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner