Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Retorno a Howards End

Howards End * *
(1992) 136 min (14 anos)



"Você a perdoará como você foi perdoado?"

Inglaterra, 1910 - Mrs. Ruth Wilcox herdou Howards End de um irmão que morreu na India. A família do marido possue outras propriedades grandiosas mas é essa residência quase modesta, emoldurada por trepadeiras floridas, bem distante da agitação de Londres, que a simpática senhora sente como lar. Nos fundos do jardim há uma nogueira alta. A um metro do chão, alguns dentes de porco foram incrustados no tronco pelo povo local. Acreditava-se que a casca da árvore curasse dor de dente.

Howards End guarda as doces lembranças da infância de Ruth Wilcox. Num impulso de seu generoso coração, Ruth deixa a casa para a jovem amiga intelectual Margaret Schlegel. Ruth identifica-se com Margaret e percebe que saberia valorizar seu legado. Ela sabe que Meg e os irmãos, Helen e Tibby, devem deixar Wickham Place, a casa onde nasceram, e estão com dificuldades de encontrar nova residência. Contudo não serão informados sobre tal herança. Numa reunião de familia em Howards End, o banqueiro Henry Wilcox, seus três filhos e a nora, decidem manter a propriedade. A filha queima o bilhete com instruções da mãe na lareira da sala.

Não é a única evidência da dureza de coração dos Wilcox. Arrogantes, soberbos, egoístas, eles fazem questão de se manter distantes dos problemas de outras pessoas, especialmente as desfavorecidas. A frase do banqueiro "Os pobres são os pobres, e sente-se pena deles - mas isso é só", exprime bem seu pensamento e ações. Mas as diferenças de valores não impedem um futuro romance entre Henry e Emma. Esse relacionamento mudará a família Wilcox para sempre.

"Retorno a Howards End" ainda pode ser adquirido por R$19,90 na Saraiva, ou alugado em videolocadoras com acervo mais completo. O elenco é magnífico, com especial destaque para Emma Thompson e Vanessa Redgrave. Aos poucos percebemos a independente e alegre Meg adquirindo tons melancólicos de Ruth, diante das posições inflexíveis, preconceituosas e machistas do marido. O filme foi triplamente premiado pelo Oscar: Roteiro, Direção de Arte e Melhor Atriz (Emma Thompson).



Diretor:
James Ivory
Roteiro: Ruth Prawer Jhabvalla, baseado no livro de E. M. Forster
Música: Richard Robbins
Fotografia: Tony Pierce-Roberts
Elenco: Vanessa Redgrave, Emma Thompson, Anthony Hopkins, Helena Bonham Carter, Samuel West, Nicola Duffett, Joseph Bennett, Prunella Scales, Adrian Ross Magenty, Jo Kendall, James Wilby, Jemma Redgrave, Ian Latimer, Mark Payton, Barbara Hicks, Atalanta White
Distribuidora: Spectra Nova Produções, Edições e Comércio Ltda

2 comentários:

Anônimo disse...

Eh! que bom que comentou este filme! Junto com Carrinton estes dois são meus filmes favoritos. Esperei muito tempo mas finalmente este filme chegou nas Lojas Americanas e se pôde comprar. Este tem que estar na nossa filmoteca! O amor à casa, o casamento discreto dos mais velhos, o amor impossível entre as classes, tudo é muito legal neste filme.

Stella disse...

Caro(a) Anônimo(a), você não quis comprar no DVDWorld? Um precinho tão convidativo... Obrigada pela visita e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner