Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Jovem Rainha Vitória

The Young Victoria * *
(2009) 105 min (10 anos)



Inglaterra - Palácios podem ser como prisões. Alexandrina Vitória (1819-1901) estava privada da companhia de outras crianças, não podia dormir sózinha, subir e descer escadas desacompanhada ou mesmo visitar seu tio William, rei da Inglaterra. Única herdeira do trono, ela teve uma infância melancólica no Palácio de Kensington, onde quem ditava as regras era o ambicioso irlandês John Conroy, companheiro da Duquesa de Kent, mãe de Vitória.

Sucedendo a William IV aos 18 anos, a jovem soberana sofreu pressões de vários grupos, inclusive do tio materno, o rei belga Leopold of Saxe-Coburg. Leopold foi o responsável pela aproximação da sobrinha e Albert Saxe-Coburg-Gotha, seu primo e futuro marido. Inicialmente visto como um estrangeiro pelo povo e pela corte, o alemão Albert provou ser um homem inteligente, sensível, interessado em questões sociais e nas artes. A própria rainha desconhecia os efeitos da Revolução Industrial sobre as condições de vida dos operários ingleses. Foi a iniciativa do Príncipe Albert que levou o assunto ao interesse de Vitória.

O filme do diretor Jean-Marc Vallée focaliza os primeiros anos de relacionamento do casal. Se em outras obras históricas é comum predominarem as intrigas, nessa faz bem assistir o amadurecimento da jovem rainha por influência de um companheiro prudente, fiel e amoroso. Os desempenhos de Emily Blunt e Rupert Friend se destacam, além dos maravilhosos figurinos de Sandy Powell, que lhe valeram o 3º Oscar, o BAFTA e alguns outros prêmios e nomeações.


Rainha Vitória e o Príncipe Albert

Curiosidades:
* Sarah Ferguson é uma das produtoras do filme. Sua filha com o Príncipe Andrew, a Princesa Beatriz de York, interpreta uma das damas de companhia da Rainha Vitória, de quem Beatriz é descendente.

* Muitas cenas internas foram gravadas no castelo Belvoir, em Leicestershire. A cama que aparece na cena da lua-de-mel foi usada pela verdadeira rainha quando visitou o castelo em 1843. O quarto é tão pequeno, que todas as câmeras tiveram que ser colocadas do lado de fora das janelas.

* A Rainha Vitória foi a primeira soberana inglesa a ocupar o Palácio de Buckingham.

* Os vestidos usados por Emily Blunt custaram 10 mil libras esterlinas cada.

* O vestido usado em seu primeiro encontro com o conselho é uma réplica do utilizado pela Rainha Vitória. O traje verdadeiro desbotou pois a tintura preta não era estável na época. Atualmente está exposto na coleção de um museu inglês.



Diretor: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Julian Fellowes
Música: Ilan Eshkeri
Fotografia: Hagen Bogdanski
Elenco: Emily Blunt, Rupert Friend, Miranda Richardson, Jim Broadbent, Paul Bettany, Mark Strong, Jeanette Hain, Julian Glover, Genevieve O'Reilly
Distribuidora: Europa Filmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner