Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 6 de março de 2012

O Testemunho - A História Secreta do Papa João Paulo II

Świadectwo * * *
Testimony

(2008) 97 min (Livre)



Você sabia que João Paulo II sofreu uma segunda tentativa de assassinato, que foi mantida em segredo? Em sua visita ao santuário de Fátima, em 1982, o papa polonês foi esfaqueado por Juan Fernandez Krohn, um sacerdote espanhol perturbado. O padre foi preso e cumpriu sentença numa prisão portuguesa, antes de ser expulso.

"O Testemunho" começa com o badalar dos sinos da Basilica de São Pedro, na praça cheia de pessoas emocionadas que prestam a última homenagem a um dos papas mais amados da história da cristandade. Seu corpo é carregado entre a multidão de fiéis que levam faixas onde se lê "Santo Subito". O documentário reconstrói a trajetória de Karol Wojtyla desde menino, no pequeno apartamento em Wadowice, onde morou com os pais e irmãos, até o dia de seu enterro, em Roma.

A história da vida de João Paulo II é narrada por Michael York e contada através dos olhos do Cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário pessoal do Papa e amigo por quase 40 anos - 12 em Cracóvia e 27 em Roma. O filme apresenta material de arquivo, recriações dramáticas, além do depoimento de Dziwisz, que enriquece o relato com detalhes pessoais. Através dele sabemos que o Papa era indiferente à comida e tinha preferência por café e doces. Seus amigos da Polonia gostavam de lhe enviar bolo de sementes de papoula na época do Natal. O documentário emociona pelo registro de uma vida que seguiu de perto os passos de Cristo, exercitando o amor ao próximo e vivendo as virtudes de maneira heróica.

Curiosidades:
* O Cardeal Dziwisz não gostava de dar entrevistas e era chamado "O Silencioso". Depois de ser convencido a participar deste documentário, gravou 30 horas de depoimento.

* As filmagens foram feitas no Vaticano, Polonia, Itália, Alemanha e Portugal.

* Mais informações no site "Testimony".

* O filme pode ser alugado no Guimarães Vídeo ou comprado no site do Ponto Frio, por R$ 24,90 ou na Livraria Loyola, por R$ 39,80.

Diretor: Paweł Pitera
Roteiro: Gian Franco Svidercoschi, Paweł Pitera, Padre Paweł Ptasznik, baseado no livro do Cardeal Stanislaw Dziwisz ("Uma Vida com Karol" - editora Objetiva, 2007)
Música: Vangelis, Robert Janson
Fotografia: Janusz Tatarkiewicz
Distribuidora: PlayArte Home Video

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner