Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Informante

The Insider * * *
(1999) 157 min (12 anos)



EUA - No Líbano, militantes do Hezbollah conduzem o produtor Lowell Bergman vendado até a presença do Sheikh Fadlallah. Bergman convence o fundador do movimento Hezbollah a dar uma entrevista ao apresentador Mike Wallace, para o programa da CBS, "60 Minutes". Em Louisville, Kentucky, o biólogo Jeff Wigand, ex-chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Brown & Williamson, arruma suas coisas definitivamente e deixa o prédio da empresa de tabaco, de volta para a confortável casa onde mora com a esposa e duas filhas. Uma delas sofre sérias crises de asma.

Lowell Bergman precisa de informações do biólogo e desconfia que existe uma boa história atrás da recusa de Jeff Wigand em ser entrevistado. O pesquisador trabalhou vários anos para a companhia de tabaco e um acordo de confidencialidade impede que partilhe informações sobre a empresa. Se contar o que sabe, Jeff pode perder casa, o seguro de saúde da família, além dos pagamentos mensais que ainda recebe. Arriscando tudo, o biólogo faz surpreendentes revelações a Mike Wallace, numa entrevista frente às câmeras da CBS, que contestam o depoimento dos executivos da Brown & Williamson no Congresso.

"O Informante" é um filme de suspense emocionante. Excelentes elenco, roteiro, fotografia e trilha sonora acentuam o esplêndido trabalho de direção de Michael Mann. Mas, o que mais me impressionou no drama de Jeff Wigand e Lowell Bergman, foi a cristalina comprovação da importância fundamental da liberdade de imprensa e do jornalismo investigativo, que não cede frente a pressões de grandes empresas ou dos poderes do estado. Nunca é demais afirmar: a imprensa livre é a base da democracia. É preciso estar vigilantes para defendê-las.
O verdadeiro Jeff Wigand

O roteiro sofreu pequenas alterações em relação aos fatos, em benefício do suspense e drama; afinal "O Informante" não é documentário, mas ficção.

Curiosidades:
* Jeff Wigand solicitou aos produtores do filme que mudassem o nome de suas filhas e que ninguém aparecesse fumando. Os dois pedidos foram atendidos, com exceção de 3 breves momentos em que personagens secundários aparecem com cigarros.

* Michael Moore, procurador-geral do Mississipi, interpreta ele mesmo nas cenas que envolvem o processo.

* O tribunal onde Jeff Wigand dá seu depoimento não é um set de filmagem. A produção usou a própria sala do tribunal do Jackson County Mississippi, onde Jeff prestou seu depoimento.

Diretor: Michael Mann
Roteiro: Eric Roth & Michael Mann, baseado no artigo "The Man Who Knew Too Much" (Vanity Fair), de Marie Brenner
Música: Pieter Bourke, Lisa Gerrard, Graeme Revell
Fotografia: Dante Spinotti
Elenco: Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora, Philip Baker Hall, Lindsay Crouse, Debi Mazar, Stephen Tobolowsky, Colm Feore, Bruce McGill, Gina Gershon, Michael Gambon, Rip Torn

3 comentários:

Bruno Cunha disse...

É mesmo um thriller muito bom e o melhor trabalho de Mann.


Abraço
Cinema as my World

Stella disse...

Olá, Bruno, que bom chegar de viagem e encontrar seu comentário! Um abraço,
stella

Dora disse...

Por acaso ando com vontade de o rever..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner