Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Avatar

Avatar * * *
(2009) 161 min (12 anos)



Ano 2154 - Jake Sully é um veterano de guerra paraplégico. Sua aposentadoria não é suficiente para pagar uma cirurgia que lhe devolva os movimentos. No hospital em que está internado, é oferecida ao fuzileiro naval uma oportunidade de voltar a andar. Para isso será preciso substituir seu irmão gêmeo Tom, assassinado uma semana antes de viajar. O cientista fôra contratado pela companhia RDA para trabalhar num planeta alguns anos luz distante da Terra. Habitada pelos Na'vi, longilíneos humanóides de pele azul e olhos amarelos, Pandora possui Unobtanium em abundância, um mineral que pode resolver a crise de energia dos terráqueos. Mas os Na'vis são ágeis, fortes e usam flechas com uma neurotoxina que paralisa o coração num minuto.

A missão de Jake será controlar remotamente um Avatar, corpo híbrido de humano e Na'vi, para fazer contato com os nativos de Pandora e ganhar sua confiança. Enquanto isso, o detestável chefe da segurança, coronel Miles Quaritch, e seu grupo de mercenários, aguarda o momento de dominar o planeta, custe o que custar.

Além de divertido, "Avatar" é um espetáculo visual delirante, especialmente na versão tridimensional. James Cameron soube usar os mais modernos recursos de computação gráfica para criar cenas de grande beleza e emoção. Pandora parece o paraíso. Na TV perde-se algo do impacto, da imersão na tela grande do cinema, mas ganha-se o controle sobre a imagem, sendo possível pausar para observar melhor os detalhes. A mensagem do filme permanece: pacifista, de respeito a outras culturas e ao meio-ambiente. Só sobreviveremos como espécie se preservarmos a natureza e os ensinamentos de nossos antepassados. Mais "verde" impossível. Não é à toa que o diretor e roteirista James Cameron veio protestar contra a usina hidrelétrica de Belo Monte.

Curiosidades:
* Os Na'vi têm 4 dedos e não possuem sobrancelhas. Os Avatars têm sobrancelhas, peito e braços mais largos e 5 dedos nas mãos e nos pés.

* O linguista Paul R. Frommer criou 1000 palavras para a língua Na'vi. James Cameron queria que a linguagem fosse fácil de pronunciar, mas que não se parecesse com nenhuma das línguas humanas.

* "Avatar" em sânscrito significa encarnação.

* O filme tem 40 % de ação ao vivo e 60% de computação gráfica.

* Filmado no Havaí (floresta tropical), Califórnia e Nova Zelândia.

* O inglês Sam Worthington disse que foi mais fácil aprender a língua Na'vi do que a pronúncia americana.



Diretor: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Música: Jamer Horner
Fotografia: Mauro Fiore
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, Giovanni Ribisi, CCH Pounder, Joel Moore, Wes Studi, Laz Alonso

3 comentários:

Bruno Cunha disse...

Concordo ao dizeres que é um espectáculo pirotécnico visual, um verdadeiro deleite técnico, no entanto, falta muito para ser um grande filme...

Abraço
Cinema as my World

Stella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella disse...

Bruno, ao rever o final de Avatar, apreciei ainda mais o filme. Se antes me extasiei com o visual, desta vez fiquei mais sensibilizada pela cultura Na'vi.

Vou até acrescentar uma estrelinha ao filme. Nota máxima! Isso me acontece, às vezes. Não me queira mal, foi caso de paixão à segunda vista. ;-) Um abraço,
stella

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner