Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 7 de março de 2010

Giuseppe Verdi - sua vida, sua obra

La Vita di Verdi *
The Life of Verdi
(1982) 630 min (livre) feito para TV



"uma pureza feroz de idéias e sentimentos"

Itália - Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (1813-1901) nasceu em Roncole, no Ducado de Parma, filho de Luisa Utini e Carlo Verdi, dono de taberna. Desde cedo interessou-se por música e pôde completar seus estudos em Milão, graças ao comerciante Antonio Barezzi, a quem seria sempre agradecido. A mini-série a cores, dividida em 7 capítulos, acompanha a infância, maturidade e velhice do compositor, através de cartas, diários e notícias de jornal. Além da criação de todas as óperas, o roteiro acompanha a concepção do que Verdi considerou sua maior obra: A Casa de Repouso para Músicos, à qual destinou mais de 400 mil liras. Esse valor corresponde a 150 milhões de dólares atuais.

"Como é usual nos épicos italianos, sejam feitos para a televisão ou para o cinema, a produção é suntuosa, sem dúvida estourando o orçamento e provocando expressões de sofrimento e encolher de ombros compreensivos dos executivos da RAI. Estatísticas extraordinárias são divulgadas: 100 atores, 18.000 extras, 4.000 trajes, filmado em locações que vão de Milão a Veneza, passando por Leningrado e Londres. As cenas no teatro La Scala, como se apresentava no século XIX, são positivamente esplêndidas." (New York Times)

Além da impecável reconstituição de época, Renato Castellani fez interessantes conexões entre a vida e a obra de Verdi. O diretor minimizou os efeitos de uma dublagem em inglês com narração de Giulio Bosetti, na versão lançada no Brasil. As árias são cantadas em italiano, é claro, utilizando antigas gravações de Renata Tebaldi, Maria Callas, Luchiano Pavarotti e Birgit Nilsson. O ator inglês Ronald Pickup interpreta Verdi e a bailarina Carla Fracci empresta elegância à cantora Giuseppina Strepponi, segunda esposa do compositor. Mesmo quem não é apaixonado por ópera pode apreciar a esmerada produção. Entre os extras do DVD, há duas breves apresentações de Enrico Caruso e Maria Callas cantando obras de Verdi.


Diretor: Renato Castellani
Roteiro: Renato Castellani, os diálogos em inglês são de Gene Luotto
Direção Musical: Roman Vlad
Fotografia: Giuseppe Ruzzolini
Elenco: Ronald Pickup, Carla Fracci, Giamberto Albertini, Omero Antonutti, Lino Capolicchio, Eva Christian, Renzo Palmer, Daria Nicolodi, Nanni Svampa

"Homens que têm uma ligação íntima com a natureza são instintivamente religiosos."

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner