Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bem-Vindo

Welcome * *
(2009) 90 min (12 anos)



“Ele andou 4000 quilômetros para encontrar com ela e agora quer atravessar o Canal da Mancha.
Quando você foi embora nem a rua atravessei para trazer você de volta”


França - Num pequeno apartamento na Inglaterra, a mãe prepara o almoço quando o telefone toca. Ela pede que o filho Mirko atenda. Do outro lado da linha está o amigo Bilal Kayani. O rapaz curdo de 17 anos acaba de chegar à cidade de Calais, de onde pode avistar os "white cliffs of Dover" (penhascos brancos de Dover). O iraquiano andou 3 meses a pé pela Europa até a costa norte da França. Agora só o Canal da Mancha o separa de Mina, a namorada que emigrou para Londres com a família e é irmã de Mirko. Atleta veloz, Bilal tem dois sonhos: casar com Mina e jogar futebol pelo Manchester United, o time do seu coração.

Ante fortes obstáculos, o jovem curdo conta com a ajuda de Simon, um instrutor de natação que está para oficializar o divórcio, depois de alguns anos de separação. Sem filhos seus, o solitário professor de meia idade comove-se com a trajetória do iraquiano. Ele ainda ignora que a pena por ajudar imigrantes ilegais são 5 anos de prisão, além de multa. Mas tal conhecimento não irá detê-lo. Ser capaz de identificar o que dá sentido à vida e lutar pela sua realização, parece simples, mas nem todos conseguimos, e é comum falharmos numa, ou nas duas, etapas. Simon não lutou pelo relacionamento com a esposa Marion e admira-se da perseverança de Bilal.

Esmagado pelo Estado, o indivíduo tem a imprensa como recurso eficiente para revelar suas circunstâncias e interessar as pessoas no seu drama particular. Durante o filme, num vício de espectadora de filmes americanos, eu me perguntava quando Simon ia procurar algum jornalista e resolver toda a situação. Mas o filme é francês e segue uma outra corrente mais lenta, contudo poderosa; e viva a diversidade!

Curiosidades:
* Lioret disse ter amenizado o que encontrou em pesquisas da situação dos imigrantes em Calais e outros lugares.

* Jason Burke, jornalista político e correspondente estrangeiro do jornal inglês The Observer, faz uma análise do filme, comentando o drama dos refugiados. Leia aqui.

Diretor: Philippe Lioret
Roteiro: Olivier Adam, Emmanuel Courcol, Philippe Lioret
Música: Nicola Piovani, Wojciech Kilar, Armand Amar
Fotografia: Laurent Dailland
Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Murat Subasi, Olivier Rabourdin

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner