Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Testemunha

Witness * * *
(1985) 112 min (12 anos)



EUA - Numa bela fazenda Amish vivem Samuel Lapp e a jovem mãe Rachel. A comunidade austera se reúne em torno dos dois no dia do enterro do chefe da família. Poucos dias depois, Rachel leva o filho de 7 anos a sua primeira viagem à Filadélfia. Encantado com as novidades, o menino vê mais do que gostaria. Por uma porta entreaberta no banheiro da estação, Samuel testemunha o assassinato de um homem. O policial encarregado do homicídio é John Book. Na delegacia, o honesto detetive percebe que o menino reconheceu, como um dos assassinos, um oficial do departamento de narcóticos. Para protegê-los, John Book acompanha a mãe e a criança de volta à comunidade religiosa, onde se mistura aos pacíficos fazendeiros de casacos escuros.

Pela pouca idade do ator Lukas Haas, Peter Weir não quis que assistisse á cena de assassinato, que ele julgava a mais violenta de sua carreira de diretor de cinema. Pediu que o menino imaginasse algo terrível e filmou em close seus lindos olhos escuros. De lá para cá, a escalada de violência nas telas deixou a cena de homicídio como algo leve, embora tensa. O magnífico roteiro, uma direção e elenco competentes mantem o interesse vivo durante todo o desenrolar da história. Há cenas memoráveis e inesquecíveis, comprovando que os grandes filmes permanecem vibrantes, sem recorrer ao abuso na exibição de sangue, tiroteios intermináveis e outros desfile de atrocidades.

Curiosidades:
* Antes de ser ator, Harrison Ford trabalhou como carpinteiro. Em "A Testemunha" teve a oportunidade de colocar estas habilidades em ação, além de cantar "Wonderful World", música escolhida por ele para a cena do celeiro.

* Na preparação para o papel de Rachel Lapp, Kelly McGillis morou com uma viúva Amish e seus 7 filhos durante algum tempo. Assim aprendeu sobre a rotina diária da família e a cadência no modo de falar.

* Viggo Mortensen aparece pela primeira vez no cinema, vivendo o papel de Moses Hochleitner.

* John Seale (Sociedade dos Poetas Mortos) foi o responsável pela bela fotografia de "A Testemunha". Pelo menos uma das cenas foi inspirada nas pinturas do holandês Jan Vermeer.



Diretor: Peter Weir
Roteiro: Earl W. Wallace & William Kelley, baseado em história de William Kelley e Pamella Wallace & Earl W. Wallace
Música: Maurice Jarre
Fotografia: John Seale
Elenco: Harrison Ford, Kelly McGillis, Josef Sommer, Lukas Haas, Danny Glover, Jan Rubes, Alexander Godunov, Viggo Mortensen

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Desconheço total esse filme, assim como nunca vi nada do Peter Weir, nem O Show de Truman nem Sociedade dos Poetas Mortos. Shame on me!, eu sei. Verei assim que puder.

Stella disse...

Peter Weir é um de meus diretores favoritos. Depois me conte o que você achou de "A Testemunha", Rafael.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner