Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 22 de novembro de 2009

A Culpa é do Fidel!

La Faute à Fidel! * *
Blame it on Fidel!
(2006) 95 min (Livre)



França, 1970 - Anna de la Mesa tem 9 anos, mora em Paris com os pais e irmão caçula, leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e a família. A menina quer ser uma dama como a vovó. Ensina aos primos umas regras de etiqueta à mesa, treina a maneira elegante de beber champanhe e não gosta de correrias infantis. Depois da morte do tio espanhol, um comunista atuante, as coisas começam a mudar.

Os pais se engajam na política, alugam um apartamento menor, onde são visitados por pessoas desconhecidas, entre as quais homens barbudos. Babás de diferentes nacionalidades se sucedem, solidariedade é a palavra de ordem, mas Anna não pode assistir às lições de catecismo. Anna se assusta com essas novidades e desconfia que os pais se tornaram seguidores de Fidel, o líder terrível que confiscou tudo de Filomena, sua babá cubana. Quem está certo, quem está errado? Com o passar do tempo a menina vai amadurecendo sua visão do mundo.

Nina Kervel-Bey, a atriz, pequena só no tamanho, que interpreta Anna de la Mesa, exprime no rostinho sério as nuances de sentimento que agitam sua personagem. O filme é bonito, agradável, humano e ajuda a quem não viveu esse período da história recente a entender melhor o que se passou. O site Omelete tem uma análise muito bem feita e interessante sobre "A Culpa é do Fidel", com comentários pessoais de Camila Guimarães. Na película argentina "Kamchatka", ambientada no mesmo período, os pais são mais bem sucedidos em manter na clandestinidade um ambiente alegre para o filho. Outro filme que vale a pena ser visto.

Diretora: Julie Gravas
Roteiro: Julie Gravas, Arnaud Cathrine, baseado na novela "Tutta Colpa di Fidel"
Música: Armand Amar
Fotografia: Nathalie Durand
Elenco: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Martine Chevallier, Olivier Premier, Marie-Noëlle Bordeaux, Christiana Markou, Thi Thy Tien N'Guyen

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella disse...

Vou lá conferir, Patrícia! Um beijo e bom dia! ;-)

Rafael Carvalho disse...

Acho sempre agradável quando um filme propõe uma análise da sociedade através do olhar de uma criança, bem como em Machuca e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Essa produção francesa é bem sucedida nesse ponto e a presença da atriz mirim é um grande atrativo.

Esse filme argentino aí que você cita, eu já ouvi falar, mas não vi ainda. Vou correr atrás.

Stella disse...

Rafael, Kamchatka é difícil de encontrar. Aluguei no Moviola (Laranjeiras, RJ) na seção de área 1. Se bem me lembro, o filme era importado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner