Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os Falsários

Die Fälscher *
The Counterfeiters

(2007) 98 min (14 anos)



Sentado na praia, um homem fuma e observa o movimento das ondas. Ali perto, sobre as pedras, a primeira página de um jornal francês estampa a manchete "A Guerra acabou!!". Carregando uma valise discreta, ele se dirige ao Hotel de Paris, onde o recepcionista repara em seu terno surrado e exige um depósito em dinheiro. Isso não parece ser problema. A maleta traz mais do que o suficiente para a estadia no hotel, cabelereiro, manicure, alfaiate e muitas fichas do cassino de Monte Carlo.

O judeu russo Salomon "Sally" Sorowitsch preferia usar seu talento para falsificar dinheiro e documentos do que para criar quadros. Acostumado à boa vida, descuida-se, é preso em 1936 e levado para um campo de concentração. Mais tarde é transferido para Sachsenhausen, onde os nazistas esperavam que chefiasse a Operação Bernhard. Uma equipe de especialistas judeus opera equipamento moderno, para falsificar a libra e o dólar, enfraquecendo a economia dos países aliados. Devem os prisioneiros ajudar o inimigo, em troca de comida, um colchão macio e a chance de sobrevivência?

Ao ler, na capa do DVD, a observação de um jornalista do Chicago Tribune, considerando "Os Falsários" melhor do que "A Vida dos Outros", minha filha comentou: "Duvido". Tive que concordar com ela. Ainda que bem-feito, com um tom realista de documentário, "Os Falsários" não apaixona, como acontece com a obra de Florian Henckel von Donnersmarck.

Curiosidades:
* Primeiro filme austríaco a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
* Adolf Burger, autor do romance em que o filme se inspirou, foi um dos falsários da equipe.

Diretor:
Stefan Ruzowitzky
Roteiro: Stefan Ruzowitzky, baseado em livro de Adolf Burger (The Devil's Workshop)
Música: Marius Ruhland
Fotografia: Benedict Neuenfels
Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Marie Bäumer, Devid Striesow, Dolores Chaplin

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner