Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 17 de outubro de 2009

A Caverna do Cão Amarelo

Die Höhle des gelben Hundes * *
The Cave of the Yellow Dog
(2005) 93 min (Livre)

A vida nas estepes da Mongólia é muito simples, os nômades se satisfazem com pouco. Como a terra é pública, os pastores podem migrar para novos pastos quando julgam necessário. A família Batchuluun cria algumas vacas, cabras e ovelhas. A mãe está sempre ocupada, preparando o queijo, costurando, enquanto as crianças crescem livres, brincando, cuidando de seus assuntos. Nansal, a filha mais velha, encontra um filhote de cachorro, quando está guardando o rebanho. A menina apelida o cãozinho de Zocher e leva-o para casa. Isso não agrada ao pai; ele teme que lobos sigam o animal e ataquem as ovelhas.

A diretora Byambasuren Davaa registra a cultura e o estilo de vida dos povos nômades da Mongolia neste drama-documentário, de maneira idêntica ao que fez em "Camelos também Choram". Os atores são amadores.
(http://bystarfilmes.blogspot.com/2007/09/camelos-tambm-choram-2003-weeping-camel.html)


Mantendo a câmera à distância, sempre em standby, Byambasuren conseguiu total naturalidade das crianças, que não sabiam quando estavam sendo filmadas. Achei linda a cena em que a família desmonta a tenda (yurta*), arruma e carrega sua estrutura, panos e móveis nas carroças. Um círculo de grama seca fica marcado no local onde repousara o acampamento. O pai se ajoelha no meio e reza, desculpando-se pelo dano que causaram à terra. Abençoar o solo é um belo gesto, um exemplo para nos lembrar nossa responsabilidade no cuidado com a natureza.

"The Cave of the Yellow Dog" ainda não chegou ao Brasil. Como já se passaram 4 anos do seu lançamento, só podemos torcer para que ainda seja distribuído, pelo menos, em DVD. Antes disso pode ser adquirido por US$ 11,44 no site da Amazon, com legendas em inglês. http://www.amazon.com/dp/B000KHX70S?tag=imdb-adbox


* A yurta é uma estrutura circular desmontável, recoberta de feltro, que serve de habitação para os povos nômades da Ásia Central. No interior, é revestida por tapetes, colocados nas paredes e no chão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner