Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Apolo 13

Apolo 13 * *
(1995) 139 min (Livre)

"A Câmara e o Senado fizeram um apelo à população para rezarem pelos astronautas. Em Roma, o Papa Paulo VI conduziu 50 mil pessoas em oração pelo retorno seguro dos astronautas. Em Jerusalém, orações no Muro de Lamentações..." (noticiário americano da época)

EUA, 1970 - Domingo, 20 de julho de 1969, Neil Armstrong deixou as primeiras pegadas humanas no solo lunar. O mundo todo acompanhou através da televisão. No ano seguinte, pouco interesse despertou a viagem da Apolo 13 ao espaço. O astronauta Jim Lovell e seus colegas se esmeram numa transmissão divertida para o público na Terra, sem saber que os canais de televisão não estavam transmitindo.

Num procedimento de rotina, um dos tanques de oxigênio se solta da nave, danificando o equipamento. Neste instante o comandante Lovell diz a famosa frase: "Houston, we have a problem". A missão está comprometida e a vida dos tripulantes em sério risco. Então a mídia desperta e passa a transmitir os acontecimentos, através de entrevistas, filmes e depoimentos. A NASA convoca todos os envolvidos no projeto para pensar os meios de trazer com vida Jim Lovell, Fred Haise e Jack Swigert.


Haise, Lovell e Swigert

A conquista do espaço fascinou a geração dos 'baby boomers' (nascidos entre 1946-1964) . Frases como "A Terra é azul", do astronauta russo Yuri Gagarin, o passeio de Armstrong na Lua, as primeiras imagens do nosso planeta, comoveram o mundo (menos os poucos que acreditavam que a conquista do satélite terrestre não passava de uma farsa). Faça o teste com os que viveram essa época. Pergunte: Onde estava você quando o primeiro homem pisou na Lua? A maioria deve lembrar.

O filme "Apolo 13" permanece atraente, com momentos de suspense, ótimos roteiro e elenco. Os pais do diretor Ron Howard interpretam a mãe de Jim Lovell, que aparece internada numa clínica, e o Reverendo que apoia a família. A produção de 1995 inclui filmagens de arquivo e ganhou os Oscar de melhor som e edição.

Diretor: Ron Howard
Roteiro: William Broyles Jr. & Al Reinert, baseado no livro "Lost Moon" de Jim Lovell & Jeff Kluger
Música: James Horner
Fotografia: Dean Cundey
Elenco: Tom Hanks, Bill Paxton, Kevin Bacon, Gary Sinise, Ed Harris, Kathleen Quinlan, Jean Speegle Howard, Rance Howard

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner