Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 16 de agosto de 2009

Mutum

Mutum*
(2007) 90 min (Livre)


Minas Gerais - "Mutum quer dizer mudo. Mutum é um pássaro preto que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem 10 anos e não é um menino como os outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios." (capa do DVD)

Thiago gosta de capturar passarinhos e de brincar com Felipe, irmão e melhor amigo. A fazenda em que moram é distante de tudo, seca, árida, mas cheia de gente. Ali vivem o casal, mais os 5 filhos, avó e tio paternos e Rosa, que parece da família e ajuda nas tarefas da casa. Entre os adultos, Thiago prefere o tio brincalhão e a mãe carinhosa. O relacionamento com o pai é difícil e distante, pois o amargurado e irascível lavrador perde a calma com frequencia e não tem gestos afetuosos. Se as crianças são alegres, os adultos parecem cansados, derrotados pela vida sem amor ou esperança.


"Mutum" é um filme delicado, realista na reprodução do ambiente da roça, como o conhecemos ao nos afastarmos das grandes cidades brasileiras. O filme foi gravado em Três Marias, Minas Gerais. A diretora Sandra Kogut percorreu o norte do estado durante 1 ano e meio, procurando as crianças entre os alunos das escolinhas rurais. Os atores escolhidos passaram a morar na "casa da fazenda" e só depois chegou a equipe técnica, quando os laços já estavam formados. Tudo isso aumentou a confiança e a naturalidade entre os artistas amadores.

No site 'Cinema em Cena' há uma entrevista com Sandra Kogut. Veja no link abaixo:

Diretora: Sandra Kogut
Roteiro: Ana Luiza Martins Costa, Sandra Kogut, adaptado da obra "Campo Geral" de João Guimarães Rosa
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr.
Elenco: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel, Izadora Fernandes, Rômulo Braga, Maria das Graças Leal Macedo, Paula Regina Sampaio da Silva, Brenda Luana Rodrigues Lima, João Vítor Leal Barroso
Preparação de elenco: Fátima Toledo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner