Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 22 de agosto de 2009

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Home *
(2009) 93 min (Livre)

A vida na Terra desenvolveu-se lentamente, em 4 bilhões de anos. Nas últimas décadas, o homem acelerou o processo de degradação do meio-ambiente, chegando a um limite perigoso, que ameaça a sobrevivência de várias espécies, inclusive a nossa. Filmando do alto a magnífica paisagem de 54 países, Yann Arthus-Bertrand "divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta". Ao lado de números assustadores, o diretor relata experiências bem-sucedidas, pois não podemos nos dar ao luxo de ser pessimistas. Precisamos multiplicar as iniciativas de recuperação e proteção da natureza. As imagens de "Home" são belíssimas, de tirar o fôlego.

Em 1971, a americana Frances Moore Lappé publicou "Dieta para um Pequeno Planeta", lançado pela editora Ground, no Brasil. O estudo mostrava que já se produziam grãos suficientes para saciar a fome de toda a população mundial. Mas, na realidade, eram destinados ao gado, cuja carne é acessível à mesa de ínfima parcela da população. São necessários 7 kg de cereais e 19,000l de água para produzir 1 kg de carne! A escritora americana fez, então, um alerta sobre o perigo de esgotarmos os lençóis freáticos na irrigação das grandes pastagens.

De lá para cá, ficou óbvio que carne deve ser consumida com moderação e que devemos nos tornar consumidores conscientes, para estimular as práticas saudáveis à saúde nossa e do planeta. O livro "O Dilema do Onívoro" (2006), de Michael Pollan, da Editora Intrinseca, atualiza e complementa a tese de Frances Lappé.

Diretor: Yann Arthus-Bertrand
Roteiro: Isabelle Delannoy & Yann Arthus-Bertrand & Denis Carot & Yen Le Van
Música: Armand Amar
Fotografia: Michel Benjamin, Dominique Gentil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner