Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Voz do Coração

Les Choristes *
(2004) 96 min (12 anos)



França, década de 40 - Devido ao falecimento da mãe, o maestro Pierre Morhange volta a sua cidade natal. Um colega do colégio vai visitá-lo para entregar o diário do professor Clément Mathieu. As memórias levam Morhange ao período em que foi interno de "Fond de l'Etang" (Fundo do Poço), instituição para meninos socialmente desajustados.

O diretor Rachin acreditava no método "ação-reação", punindo severamente qualquer deslize. Tal sistema em nada melhorava o comportamento dos garotos. A situação muda com a chegada do Professor Mathieu. Sensível e criativo, ele se impõe pela lealdade, compreensão e firmeza. Ao formar um coral nas horas vagas, mostra aos meninos que podem criar beleza, elevando os espíritos além dos muros da instituição. Em consequência, a disciplina melhora. Mas o diretor não facilita...

A trilha sonora de Bruno Coulais é deslumbrante. A música "Vois sur ton chemin" foi indicada ao Oscar.

Curiosidades:
* O ator e co-produtor Gérard Jugnot hipotecou seu apartamento em Paris para ajudar a financiar o filme. A aposta deu certo e ele ganhou 5 milhões de euros por "Les Choristes", ultrapassando Jean Reno e Gérard Depardieu, como ator francês mais bem pago em 2004.

* Para o papel de Pierre Morhange como menino, escolheu-se um verdadeiro solista de coro. Jean-Baptiste Maunier é solista de Petits Chanteurs de Saint-Marc, o mesmo coral de Lyon que canta as músicas no filme.


Jean-Baptiste Maunier

Diretor: Christophe Barratier
Roteiro: Christophe Barratier & Philippe Lopes-Curval, inspirado no filme "La Cage aux Rossignols" (1945)
Música: Bruno Coulais
Fotografia: Jean-Jacques Bouhon, Dominique Gentil, Carlo Varini
Elenco: Gérard Jugnot, François Berléand, Jean-Baptiste Maunier, Kad Merad, Jean-Paul Bonnaire, Marie Bunel, Jacques Perrin.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner