Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dúvida

Doubt * * *
(2008) 104 min (12 anos)



"Dedico DÚVIDA às muitas freiras católicas que se dedicaram a servir ao próximo em hospitais, escolas e casas de repouso. 
Apesar de serem difamadas e ridicularizadas, quem entre nós foi tão generoso?" (John Patrick Shanley)

EUA, Nova Iorque - Em 22 de novembro de 1963, o 35º presidente americano foi assassinado em Dallas, Texas. Tristeza e perplexidade se espalham pelo mundo. Numa das mais importantes medidas de seu curto governo, John Fitzgerald Kennedy fez cumprir a decisão da Suprema Corte sobre a integração racial nos colégios. A narração de "Dúvida" começa um ano após a morte de JFK. Há apenas 2 meses, a Escola de St. Nicholas, no Bronx, recebeu Donald Miller, seu primeiro aluno negro, transferido do sistema público. O menino de 12 anos parece bem adaptado e se torna um dos coroinhas nas missas da capela do colégio.

Nada escapa aos olhos da diretora Aloysius Beauvier. Com mão de ferro dirige igualmente alunos, professores e as outras irmãs. A alegria das crianças não é afetada pela disciplina. Irmã James, professora de História, e o Padre Flynn, garantem um relacionamento mais aberto e afetuoso com os alunos. Essa polaridade de disposições se reproduz na sala de refeições dos religiosos. Na casa das Irmãs da Caridade a rigidez está na mesa, o oposto ao que se vê na reunião entre os padres da paróquia, animada por muitas histórias, risadas, vinho e rosbife sangrento.

Fica logo evidente que a diretora não aprova nem os sermões, nem as unhas compridas do carismático Padre Flynn, pároco e professor de educação física. Percebendo a atenção que o sacerdote dedica especialmente a Donald, a irmã Aloysius teme o pior e começa a tramar o seu afastamento dos alunos. Será o padre culpado ou vítima de suspeitas infundadas? Quanto podemos estar seguros de nossas certezas e julgamentos? Será prudente não ter dúvidas? Entre a desconfiança e a ingenuidade, onde fica o ponto de equilíbrio? Dúvidas e mais dúvidas.

O roteiro, direção, fotografia, música e elenco do filme são maravilhosos. Instigante, emocionante, belíssimo. Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman mostram porque estão entre os maiores artistas desta geração, travando um duelo de gigantes. Uma cena entre Irmã Aloysius e a sra. Miller também merece destaque e é um dos pontos altos de "Dúvida". Veja os Extras e conheça as reais Irmãs da Caridade, especialmente Margaret Mc Entee, a Irmã Peggy, primeira professora do diretor e consultora técnica da produção.

Diretor: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley, baseado em peça do mesmo nome.
Música: Howard Shore
Fotografia: Roger Deakins
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Joseph Foster, Mike Roukis.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner