Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Leitor

The Reader * *
(2008) 123 min (16 anos)



"O que sentimos não é importante. Não tem importância alguma. O que importa é o que nós fazemos".

Alemanha (1958-1995) - Procurar agir acertadamente pode fazer toda a diferença entre ser feliz ou perder o gosto pela vida. Michael Berg é um advogado de meia-idade que vive preso às suas memórias da adolescência. Retraído, não partilha com ninguém seus sentimentos mais íntimos. Distante da família, separado da mulher, tem uma filha que pouco vê. Seus relacionamentos atuais são indiferentes. Uma experiência aos 15 anos marcou a vida de Michael.

Voltava da escola quando se sentiu mal na rua e foi socorrido por Hanna Schmitz. Os vinte e um anos de diferença não impediram o envolvimento sexual entre eles. Também reservada, solitária, dada a mudanças súbitas de humor, Hanna só parecia feliz quando Michael lia em voz alta os clássicos da literatura. O relacionamento sexual e a intimidade, recem-descobertos, deslumbram o estudante. Quando Hannah desaparece sem explicações, Michael se fecha emocionalmente para o mundo e se dedica aos estudos. Anos mais tarde, já na faculdade, participa de um seminário sobre o holocausto. Sua turma faz uma visita ao tribunal de justiça e Michael reconhece uma das rés do processo. O reencontro com o passado leva-o a descobrir um segredo. Ele precisará decidir se interfere ou não no processo.

Somos apresentados aos fatos pelos olhos e sentimentos de Michael, e seu desencanto é o nosso. Mas o diretor Stephen Daldry, e/ou o roteirista, tiveram o bom senso de livrar-nos de um ceticismo amargo ao final. Ainda bem! "O Leitor" é um filme bem narrado, um belo trabalho de equipe, com destaque para Kate Winslet e os dois intérpretes de Michael Berg: Ralph Fiennes e o jovem David Kross.

Curiosidades:
* Para evitar problemas legais, as cenas de relacionamento sexual só foram gravadas depois que o ator David Kross completou 18 anos (4/julho/2008).

* As cenas no campo de concentração foram filmadas em Majdanek, na Polonia. Esse campo funcionava na época da liberação pelos soviéticos, em 1944, ficando intacto até hoje. Outros campos foram destruídos pelos nazistas para encobrir suas ações.

* Roger Deakins foi o primeiro diretor de fotografia. De setembro a outubro de 2007, ele gravou cenas sem a personagem Hanna. Nessa época esperava-se que Nicole Kidman terminasse de filmar "Australia" para juntar-se à produção. Deakins começou a filmar "Dúvida" e preparar "A Serious Man". Quando Kate Winslet assumiu no lugar de Nicole, Chris Menges foi chamado para dirigir a fotografia de todas as cenas feitas por ela.

Diretor: Stephen Daldry
Roteiro: David Hare, baseado no romance de Bernhard Schlink
Música: Nico Muhly
Fotografia: Roger Deakins e Chris Menges
Elenco: Ralph Fiennes, Kate Winslet, David Kross, Bruno Ganz, Lena Olin.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner