Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 26 de abril de 2009

Uma Lição de Amor

I am Sam *
(2001) 132 min (Livre)


EUA, Los Angeles - Sam Dawson tem a capacidade mental de uma criança de 7 anos e uma grande paixão pelos Beatles. Trabalha numa filial da cafeteria Starbucks, limpando as mesas e arrumando metodicamente as cestinhas com adoçantes. Sam e seu grupo de amigos têm compromissos fixos para cada dia da semana. Mas essa rotina fica alterada com o nascimento de Lucy e o desaparecimento de sua mãe, uma sem-teto que só queria um lugar para morar. Apesar de confuso, Sam se dedica amorosamente à nova missão de pai. Noites sem dormir, mamadeiras, histórias, brincadeiras, nada lhe custa, pois Lucy Diamond é a razão de sua vida.

Quando Lucy chega aos 7 anos, uma assistente social deseja encaminhá-la para adoção por uma família "normal", para não prejudicar o desenvolvimento da menina. Os amigos de Sam procuram um escritório de advocacia nas páginas amarelas. Não é muito promissor o primeiro encontro com a ansiosa Rita Harrison, que não perde uma causa. Leva algum tempo até que a advogada perceba que tem muito a ganhar, humana e afetivamentemente, ao lutar por esse trabalho pro bono (diminutivo do latim "pro bono publico", que significa "para o bem do povo).

Sean Penn e Dakota Fanning estão excelentes nos papéis de pai e filha. É surpreendente também o desempenho de alguns amigos de Sam, atores com atraso mental mas um bom timing para interpretação. Dificuldade para lidar com os filhos? Todos temos. A advogada Rita, muito esperta e inteligente no trabalho, carece de habilidade no relacionamento com seu menino. Na verdade, apoiar as famílias, comuns ou problemáticas, deveria ser uma obrigação da sociedade e do Estado. Pais novos ou experientes se beneficiam de informação e treinamento no cuidado com crianças e adolescentes.

No Rio de Janeiro, um grupo de casais animados criou o projeto "Negócios de Família", aberto aos que desejam formar uma família feliz, a partir da convivência alegre com os filhos e do aprofundamento nos valores, esperanças e apreensões que todos compartilhamos. Se desejar saber mais e participar das atividades, visite o blog: http://www.negociosdefamilia.com.br/

Outro recurso interessante para os que desejam melhorar seu desempenho como pais é conhecer o Instituto Ser Família: http://www.serfamilia.com.br/



Curiosidade:

* O título para o filme foi inspirado no personagem do livro do Dr. Seuss "Green Eggs and Ham".
* Como preparação para seu papel, Sean Penn visitou o L.A.Goals, um centro de Los Angeles para pessoas com deficiências mentais.
* Elle Fanning, irmã de Dakota Fanning, interpretou Lucy aos 3 anos.
* A cena em que Sam, Lucy e os amigos de Sam atravessam a rua carregando balões é um tributo à famosa fotografia dos Beatles na capa do álbum "Abbey Road".



Diretora: Jessie Nelson
Roteiro: Kristine Johnson & Jessie Nelson
Música: John Powell
Fotografia: Elliot Davis
Elenco: Sean Penn, Dakota Fanning, Michelle Pfeiffer, Laura Dern, Dianne Wiest, Doug Hutchison.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner