Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Lemon Tree

Lemon Tree *
ETZ LIMON
(2008) 106 min (livre)



Jerusalem e Palestina - Duas mulheres maduras estão passando pela síndrome do "ninho vazio". Salma Zidane é viuva, mora sozinha junto à plantação de limoeiros iniciada por seu pai, há mais de 4 décadas. Com a ajuda do jardineiro que a viu crescer, e é sua unica companhia diária, Salma se ocupa do pomar. No tempo livre prepara conservas de limão ou deliciosas limonadas para os visitantes eventuais. Assim preenche os dias, pois os seus 3 filhos vivem longe.

Mira Navon tem menos sorte. É viúva de marido vivo. Casada com o ocupado Ministro da Defesa de Israel, desconfia que ele tenha um caso com a jovem secretária. Cumpre a tarefa de organizar reuniões sociais para ajudar a carreira do esposo. O vazio de sua vida fica mais evidente quando os dois se mudam para a casa ao lado da viuva palestina. O Serviço Secreto Israelense implica com o pomar de Salma, pois os limoeiros atrapalhariam a visibilidade, no caso de um ataque terrorista. Segue-se uma ordem para a derrubada das árvores. Salma não se conforma, ela já teve perdas excessivas e o pomar é o que lhe resta. Procurando um advogado, a viuva entra com um recurso na Justiça de Israel. Mas pode haver justiça para uma viúva palestina num tribunal israelense?

"Lemon Tree" é um filme delicado. Expõe os conflitos da convivência entre palestinos e israelitas, enquanto descortina a semelhança dos dramas humanos de qualquer lado das fronteiras. Em outras circunstâncias, Salma e Mira poderiam ser amigas e trocar figurinhas; na realidade atual, devem tocar a vida, cada uma por si. O elenco é eficiente e convence. O diretor é israelita, vive em Tel Aviv, mas cresceu no Canada, EUA e no Brasil. Frequentou escola de cinema na Inglaterra.



Diretor: Eran Riklis
Roteiro: Suha Arraf, Eran Riklis
Música: Habib Shadah
Fotografia: Rainer Klausmann
Elenco: Hiam Abbass, Doron Tavory, Ali Suliman, Rona Lipaz-Michael, Tarik Kopty, Amos Lavi.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner