Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Morango e Chocolate

Fresa y Chocolate * *
(1993) 110 min (18 anos)




Cuba – A história se passa em 1979, em Havana. Diego, um exuberante professor gay, tenta seduzir o jovem David numa sorveteria. “ Eu sabia que ele era homossexual, havia chocolate e ele escolheu morango”, explica David a Miguel, seu colega da faculdade. Diego usa de subterfúgios para atrair David a seu apartamento. Lá há obras de arte suspeitas, whisky (a bebida do inimigo!), livros e discos banidos pela revolução. Miguel incentiva o relacionamento, vendo uma oportunidade de expor Diego como contra-revolucionário, crime sujeito a 10 anos de cadeia.
Na verdade, “Morango e Chocolate” visa gulas intelectuais, falando da sedução de uma alma, conquistada pela arte e também pela amizade. É mais um protesto de Tomás Gutierrez Alea contra a censura imposta pela revolução socialista à liberdade de criação e a intolerância com pessoas diferentes do padrão marxista oficial.


O encantamento de David com os clássicos da cultura cubana e mundial lembram a fascinação do Capitão Gerd Wiesler diante dos versos de Brecht (“A Vida dos Outros”). David e Wiesler também descobrem a força dos verdadeiros relacionamentos de afeto.
* Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro


Diretor: Tomás Gutierrez Alea Roteiro: Senel Paz (baseado no seu conto, "O Lobo, a Floresta e o Novo Homem) Música: José María Vitier
Fotografia: Mario García Joya Elenco: Jorge Perugorria, Vladimir Cruz, Francisco Gattorno, Mirta Ibarra.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner