Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Guantanamera

Guantanamera *
(1995) 101 min (12 anos)


"Ninguém que não te ame de verdade te atura quando ficas velho." "Solidão é o pior tipo de fome."

Adolfo
Cuba, Guantanamo - Georgina é uma bela cubana que vive para o lar. Aposentou-se do cargo de professora quando teve problemas ao expressar-se livremente na universidade. Dedica-se às tarefas de casa e a agradar o difícil Adolfo. O marido tirano é um burocrata que sonha sobressair com sua mais nova idéia: rodízio de carros para economizar combustível no transporte dos mortos que vão ser enterrados em outras cidades.



Chegando a Cuba depois de muitas décadas, tia Yoyita está encantada em rever a sobrinha Gina e o músico Candido, amor de sua adolescência. Mas a emoção é demais! Caberá a ela inaugurar o tortuoso sistema de trocas de carros funerários imaginado por Adolfo, que lembra a troca de cavalos das diligências no Velho Oeste. Na viagem de Guantanamo a Havana, entre muitos desencontros, Gina reencontra Mariano, chofer de caminhão namorador, que foi seu aluno na faculdade.

"Guantanamera" é a mais famosa das canções cubanas. Uma versão alterada da letra vai acompanhando toda a história do filme, pontilhada de situações cômicas. O diretor Tomás Gutierrez faz uma sátira às falhas do sistema e a distância entre a teoria socialista ideal e a prática do possível. Os personagens se dividem entre alguns poucos burocratas, criadores e seguidores das inúmeras regras da ilha, e a maioria, que se vira para adquirir as mercadorias disponíveis, para tornar o dia-a-dia mais suportável. Nesse processo os caminhoneiros e motoristas têm mais facilidade e dólares.


Diretor: Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío
Roteiro: Eliseo Alberto, Tomás Gutierrez Alea, Juan Carlos Tabío
Música: José Nieto Fotografia: Hans Burman Elenco: Carlos Cruz, Mirta Ibarra, Jorge Perugorría, Raul Egúren, Pedro Fernández.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner