Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Persépolis

Persepolis *
(2007) 95 min (12 anos) preto/branco e cores



conselho da avó para Marji: "Você vai encontrar muitos idiotas na vida. Se eles te magoarem, lembre-se de que o fazem porque são estúpidos. Não reaja à sua crueldade. Não há nada pior do que amargura e vingança. Mantenha sua dignidade e seja verdadeira."

Irã, Teerã - Marjane Satrapi cresceu no Irã durante a Revolução Islâmica. Com seu jeito apaixonado, a menina de 8 anos acompanha as crenças políticas familiares, torcendo pela derrubada do regime do Xá. Contudo a tomada do poder pelos fundamentalistas revela-se pior que o governo anterior. As mulheres são obrigadas a usar o véu, a oposição é encarcerada e fuzilada, a liberdade reduz-se ainda mais no Irã.

Para evitar que a revolucionária Marjane se envolva em problemas, a família resolve enviá-la a Viena, para estudar no Liceu Francês. É difícil para a menina separar-se dos pais carinhosos e da vovó interessante, que cheira a jasmim e banha os seios em água gelada, para mantê-los firmes. Viena, Teerã e Paris são o cenário das aventuras de Marji.


Persépolis venceu o British Film Institute Award (2007), ganhou o prêmio do juri no Festival de Cannes (2007) e o prêmio do público no Festival de Cinema Internacional de São Paulo (2007) , entre outros prêmios.


Diretor: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Roteiro: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi, baseado nas histórias em quadrinho de Marjane Satrapi
Música: Olivier Bernet
Vozes de: Chiara Matroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux.

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Douglas disse...

Maravilhoso filme!
Sensacional!
É preciso divulgar filmes como este ... E pensar que persepolis perdeu a premiaçao de melhor filme de animaçao para ratatouille, sem comentários!!!
Parabéns Marjane Satrapi! Parabéns!

Stella disse...

Olá Douglas, não sabia que os dois filmes competiram no mesmo ano. Vi no imdb que "Ratatouille" venceu o Oscar e o Bafta! São 2 estilos de filme tão diferentes! Mas Persepolis recebeu muitos outros prêmios, além da nossa admiração, é claro. ;-) Um abraço,
s.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner