Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Fim dos Tempos

The Happening
(2008) 90 min (16 anos)



"Se as abelhas desaparecerem da face da terra, os homens terão apenas 4 anos para viver."
Albert Einstein

EUA, Nova Iorque - Durante uma aula de ciências no ensino médio, o professor Elliot Moore pergunta aos alunos como explicariam a queda na população de abelhas, sem que os corpos sejam encontrados. Um dos alunos sugere que talvez a ciência jamais possa explicar o fenômeno. O professor concorda, acrescentando que mesmo assim algumas hipóteses constarão dos livros didáticos, embora sejam apenas teorias.

O número de abelhas realmente diminuiu nos EUA* (no Brasil também houve um declínio!). Mas, segundo o crítico Roger Ebert, Einstein não ligou seu desaparecimento ao nosso, como afirma a frase atribuída ao cientista, escrita no quadro-negro da sala de aula. São apenas sinais a indicar que algo está prestes a acontecer na história.

No Central Park, parece que o tempo congela e pessoas confusas atentam contra a própria vida. A situação se repete em outras cidades do nordeste americano. Suspeita-se de um ataque terrorista. Os moradores começam a fugir pelas estradas, mas o perigo segue com o vento. Elliot, a esposa Alma, seu amigo Julian com a filha pequena, a meiga Jess, tomam o trem para a Pensilvânia. Pelo celular chegam notícias da expansão da praga. O que fazer?

Há um clima de estranheza entre as pessoas, desconfiança, tensão constante. Até entre o casal protagonista as coisas não vão bem. O ser humano parece desambientado, o vilão do planeta. Só a presença de Jess sugere que ainda pode haver ternura entre nós.

Nem todos gostaram de "Fim dos Tempos" e a nota do site especializado em cinema, imdb.com, ficou em 5,3 (7/11/08). Ainda que não contemple eventos espetaculares, é um filme feito com competência, que permanece na memória e funciona bem melhor do que a média do que se vê por aí. M. Night Shyamalan é um grande roteirista e diretor e essas qualidades de um artista sempre transparecem na obra.

Diretor: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Música: James Newton Howard
Fotografia: Tak Fujimoto
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Betty Buckley.

* Sumiço de abelhas preocupa Estados Unidos (
06/04/07 - 16h02)
Até 60% das abelhas desapareceram na Califórnia, alertam cientistas e apicultores. Insetos polinizadores são essenciais para agricultura; causa de mortes ainda é mistério.

A inquietação cresce entre os apicultores americanos pelo misterioso desaparecimento de milhões de abelhas nos últimos meses, problema que ameaça a produção nacional de mel e as colheitas que dependem do papel-chave desses insetos na polinização.

Entre 30% e 60% das abelhas sumiram na Califórnia (oeste) e mais de 70% em algumas regiões da Costa Leste e do Texas. A situação é observada em 24 estados americanos e duas províncias canadenses, segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). (...) Na França se registrou um caso de despovoamento nos anos 90, atribuído ao inseticida Gaucho, posteriormente proibido no país. (Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner