Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 19 de outubro de 2008

Caráter


Karakter * *
(1997) 119 min (16 anos)

Holanda, Roterdam, 1920 - A polícia prende Jacob Willelm Katadreuffe pela morte do temido oficial de justiça A.B. Drevenhaven. Na cadeia, o jovem advogado vai esclarecendo as circunstâncias em que conheceu a vítima. Em sucessivos flashbacks, revela a convivência com Joba, a mãe solteira silenciosa e trabalhadeira, a ascensão de menino pobre a bacharel em direito e os encontros desconcertantes com Drevenhaven.

A obsessão de Jacob pela figura paterna e a dificuldade de relacionamento entre ambos, levam a um contato marcado pela agressão e cobrança. Para formar-lhe um caráter forte diante das dificuldades, o pai julga seu dever tratá-lo com dureza e nenhum tipo de favorecimento. A secura do meio em que vive o jovem só é suavizada no ambiente de trabalho, onde encontra pessoas gentis que se interessam por sua sorte. Quando aparece a oportunidade de construir uma vida afetiva para si, conseguirá Katadreuffe escapar da solidão e rigidez, sina familiar, ou colocará o sucesso profissional como meta acima de tudo? Poderá algum dia livrar-se da sombra do pai, de quem só deseja o reconhecimento?

"Caráter" ganhou o Oscar de Melhor Filme estrangeiro, desbancando "O que que é isso, Companheiro?" Sucesso de público e crítica em todo o mundo, marcou a estréia do cineasta Mike van Diem, responsável pela atmosfera sombria, onde circulam "personagens dignos de Dickens, com toques de Kafka".

Diretor: Mike van Diem
Roteiro: Mike van Diem, Laurens Geels, Ruud van Megen, baseado em obras de Ferdinand Bordewijk (seu conto "Dreverhaven e Katadreuffe" e no romance "Karakter").
Musica: Het Paleis van Boem
Fotografia: Rogier Stoffers
Elenco: Jan Decleir, Fedja van Huêt, Betty Schuurman, Hans Kesting, Tamar van den Dop.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner