Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Desejo e Reparação


Atonement * *
(2007) 122 min (14 anos - exposição de cadáver, insinuação de sexo)

Inglaterra - Os créditos surgem na tela escura, ao som das teclas de uma máquina de escrever. A primeira cena revela uma casa de bonecas que é réplica da mansão da família Tallis. Em frente, animais de brinquedo alinham-se no chão de um quarto de criança, cujas paredes floridas abrigam Briony Tallis, escritora precoce. Aos 13 anos, a menina loura esbanja imaginação e criatividade. Terminada sua primeira peça, corre para mostrá-la à mãe que a encoraja. Suas tentativas de ensaiá-la com 3 jovens convidados são frustradas. Os relutantes atores querem nadar.

Aborrecida, Briony perambula pela casa e testemunha os encontros entre Cecília, sua irmã mais velha, e Robbie, a quem ambas admiram. Filho da cozinheira, o jovem ganhou uma bolsa para a escola local, terminando os estudos em Cambridge, com ajuda do sr. Tallis. Mensageira e testemunha da relação do casal, a menina não compreende bem o que vê. Ainda chocada, quando a prima Lola sofre um ataque sexual, Briony acusa o namorado da irmã. Só com o amadurecimento ela compreenderá o que testemunhou e as sérias conseqüências do seu ato.


Nos minutos iniciais, quando a pequena Tallis corre pela casa em busca da mãe e entra na cozinha, tive a certeza de que iria amar o filme. Foi com entusiasmo que me deparei com o rosto sério da sra.Turner, a cozinheira da casa, interpretada por Brenda Blethyn. A atriz inglesa escolhe bem as produções em que trabalha e dá vida real a qualquer personagem: patética, como Cynthia Rose Purley, em "Segredos e Mentiras", adorável como Grace (O Barato de Grace), cômica como a sra. Bennet de "Orgulho e Preconceito" ou Mari Hoff, a mãe abusiva de Laura (Little Voice).

Entre as 3 atrizes escolhidas para representar Briony em diferentes idades, Vanessa Redgrave e Saoirse Ronan são as mais expressivas. Mas todo o elenco é impecável, assim como a direção, música e fotografia. Um dos grandes filmes do ano passado.



Diretor: Joe Wright
Roteiro: Christopher Hampton, baseado em romance de Ian McEwan
Música: Dario Marianelli
Fotografia: Seamus McGarvey
Elenco: Keira Knightley, James Mc Avoy, Brenda Blethyn, Saoirse Ronan, Vanessa Redgrave, Benedict Cumberbatch, Juno Temple.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alerta pais e educadores para criatividade na infância e adolescência, às vezes subestimada.Focaliza fase e até enganos de um período inesquecível de todos nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner