Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Suspeito


Rendition *
(2007) 122 min (10 anos - assassinato e agressão física)

Anwar El-Ibrahimi nasceu no Egito. Mudou-se para os EUA aos 14 anos. Engenheiro-químico, é casado com uma americana, pai de um menino; sua esposa está grávida novamente. Quando um atentado terrorista ocorre no Cairo, Ibrahimi está voltando de uma viagem de negócios à África do Sul. Chegando em Washington, é detido como suspeito de envolvimento na explosão. Seu nome é deletado da lista de passageiros pela CIA e ele é levado para interrogatório no Egito. Sua esposa tenta localizar seu paradeiro, enquanto Anwar é torturado para dar informações sobre companheiros e futuros atentados.
"torturando uma pessoa você cria dez, cem, mil inimigos novos." Essa frase, dita pelo analista da CIA que acompanha o caso de Ibrahimi retrata o efeito paradoxal produzido pela tortura aos suspeitos, sejam culpados ou inocentes. Usando de brutalidade será impossível impedir a violência. Certamente o inimigo precisa ser contido, impedido de executar seus planos, mas não deve ser desrespeitado, humilhado. A história mostra que os efeitos destas ações exacerbam os ânimos e eternizam a luta.
Entre os extras do DVD, encontra-se um curto documentário sobre prisões ilegais feitas na luta contra o terrorismo, valendo-se de um procedimento criado pela CIA chamado "Extraordinary Rendition". Governos de países aliados do 3º mundo levaram a cabo os interrogatórios dos prisioneiros, recebendo ajuda na forma de computadores e outros recursos materiais.
A maldade manifesta-se de diversas formas: genocídio, assassinato de crianças, seqüestro, tortura, atentados terroristas, abuso de poder. Como neutralizá-la, se nossa geração cuidou de relativizar os valores morais? Aceitam-se sugestões...
Diretor: Gavin Hood
Roteiro: Kelley Sane
Música: Paul Hepker, Mark Kilian
Fotografia: Dion Beebe ACS, ASC
Elenco: Meryl Streep, Reese Witherspoon, Jake Gyllenhaal, Omar Metwally, Igal Naor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner