Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bom Dia

Ohayo * *
(1959) 93 min (Livre)



Japão - Mais um filme encantador de Yasujiro Ozu. Na periferia de Tóquio, parece que nada acontece. Um casal jovem compra um aparelho de TV. As crianças do pequeno condomínio vão a sua casa para acompanhar o torneio nacional de "sumô", em vez de estudar. Isamu e Minoru, pedem aos pais que comprem também uma televisão, mas eles se recusam. Acreditam que é objeto perigoso, que pode tornar as pessoas idiotizadas. Os meninos insistem e o pai exige que calem a boca. Tomando as palavras do pai ao pé-da-letra, os guris fazem um voto de silêncio, que provoca equívocos e situações embaraçosas na vizinhança.

No Japão pós-guerra, sob ocupação americana, os adultos temem a influência ocidental, o excessivo conforto, enquanto cumprem resignadamente suas vidas comuns. "Bom Dia" satiriza a relação das pessoas com a linguagem. Os jovens julgam que as expressões comuns de civilidade são bobagem, um desperdício. Falar sobre o tempo, fumar, beber, são atitudes incompreensíveis para as crianças. As palavras verdadeiramente importantes são difíceis de ser pronunciadas. Assim como o professor de inglês não consegue se declarar para a jovem por quem está interessado, os filhos não se comunicam verdadeiramente com os pais.

Ozu compõe as cenas como pinceladas numa aquarela. Ao final, revelam sua visão resignada do mundo contemporâneo, que ele encara com humor.

Diretor: Yasujiro Ozu
Roteiro: Kogo Noda, Yasujiro Ozu
Música: Toshiro Mayuzumi
Fotografia: Yuharu Atsuta
Elenco: Keiji Sata, Yoshiko Kuga, Chishu Ryu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner